18º FESTIVAL INTERNACIONAL DOS AÇORES VAI ESTAR EM TODAS AS ILHAS

Decorreu, no passado dia 4 de julho, nas Docas de Lisboa, a apresentação oficial da 18ª edição do Festival Internacional dos Açores, que chega, este ano, pela primeira vez, a todas as ilhas do arquipélago. A apresentação contou com a presença de alguns dos artistas que integram a programação, como Herman José, a atriz Rita Blanco, o ator António Capelo, a diva do jazz Maria João, os pianistas Artur Pizarro e Andreï Korobeinikov ou o violoncelista Pavel Gomviakov.

A bordo do emblemático barco Gomary, símbolo da engenharia naval portuguesa, os artistas brindaram à viagem náutica e cultural que se estende desde o Atlântico até à diáspora e tiveram a oportunidade de provar alguns produtos açorianos, numa parceria com o Turismo dos Açores.

O Festival Internacional dos Açores realiza-se de 31 de agosto a 16 de setembro e promete uma jornada artística sem precedentes nos Açores, expandindo-se, pela primeira vez, a todas as ilhas do arquipélago. Além da música clássica, que representa o cerne do festival, a programação contará também com jazz, música brasileira e diversas expressões artísticas, incluindo a participação ativa da comunidade local, grupos de teatro e artistas açorianos. Ao todo, são mais de 40 eventos que estão programados para encher o arquipélago de arte e cultura.

Alguns dos principais destaques desta edição são as celebrações dos 50 Anos de Carreira de Herman José, a 1 de setembro na ilha de S. Miguel, ou as comemorações do 150º aniversário do Compositor Rachmaninoff, com quatro concertos, a 4 de setembro, também em S. Miguel.