50 ANOS DE LIBERDADE EM PORTUGAL

Foi a 25 de Abril de 1974 que Portugal começou, oficialmente, a rumar em prol da democracia, algo que, passados 50 anos, e depois de várias conquistas, transformações e desafios, muitos consideram estar em risco.

Os tempos mudaram, mas os ideais de liberdade mantêm-se presentes, principalmente naqueles que tanto lutaram para os conquistar. Já os jovens, parecem que dão como garantidas as liberdades conquistadas com a Revolução dos Cravos, motivo pelo qual é necessário a constante preservação da memória e consequente celebração de Abril.

Foi com a Revolução dos Cravos que os portugueses conquistaram a sua liberdade de expressão, mas também o direito ao Serviço Nacional de Saúde, ao acesso à educação, justiça e muitos dos seus direitos laborais. Com a democracia, começaram também a ser atenuadas as desigualdades entre homens e mulheres no trabalho e na vida em sociedade.

Hoje, mais do que nunca, importa lembrar e salientar essas conquistas, motivo pelo qual o AUDIÊNCIA decidiu reunir num especial todos os protagonistas que, não só viveram o 25 de Abril de 1974, como ajudaram a criar e consolidar a democracia, neste caso, em Vila Nova de Gaia.

Conhecendo o primeiro presidente de Câmara até ao atual, e destacando também todos os presidentes da Assembleia Municipal de Gaia eleitos até ao momento, o AUDIÊNCIA, através das jornalistas Joana Vasconcelos e Tânia Durães, pretende deixar aqui um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a dedicação e o serviço em prol dos outros desenvolvido pelo poder local no concelho de Vila Nova de Gaia desde o início da democracia em Portugal.