Nos dias 20 e 21 de agosto realizou-se, em vários países, ações de limpeza de zonas balneares, designadas como “Global Beach Cleanup”, uma iniciativa da “Dolphin Project” que foi seguida em Portugal. Na Região Autónoma dos Açores, particularmente nas ilhas de São Miguel e da Terceira, realizaram-se ações de limpeza no dia 20, sábado. Na Terceira o ponto de encontro foi na zona balnear do Negrito, junto à Pousada, enquanto que em São Miguel o ponto de encontro foi a Igreja da Ribeirinha, na Ribeira Grande, e o local da limpeza tratou-se da zona balnear das Prainhas, o que permitiu fazer o reconhecimento de um novo trilho pedestre.
A APPAA – Associação para a Promoção e Proteção do Ambiente dos Açores considerou estas ações como um contributo importante para a defesa do “nosso” mar e ainda acrescentou que a limpeza das zonas públicas é da responsabilidade das entidades competentes, nomeadamente as autarquias, mas, também, e sempre que possível, com a colaboração de todos os cidadãos.
A Junta de Freguesia da Ribeirinha da Ribeira Grande juntou-se à causa, tendo em conta a iniciativa global, mas também considerando o projeto Eco-Freguesias, algo que a APPAA considerou louvável e um exemplo a seguir. A GNR local também participou neste “Global Beach Cleanup”. Nas Prainhas, participaram cerca de 20 voluntários e foram recolhidas 50 sacas de lixo.
Além da ação de limpeza, a APPAA apelou à redução da quantidade de resíduos e deixou a lembrança, ainda para mais dada a época propícia a férias, festas, passeios ao ar livre, maior frequência de praias e convívios, de que as pessoas devem, sempre, recolher os resíduos que produzem, de maneira a que os espaços se mantenham limpos.