O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, esteve presente na cerimónia de abertura da exposição “Mulher Emigrante”, no Museu Municipal da cidade, uma mostra da autoria da pintora Lena Gal que apresenta 15 telas inspiradas em três testemunhos de mulheres emigrantes açorianas.
Para Alexandre Gaudêncio, esta exposição “permite apresentar uma exposição alusiva à mulher emigrante que honra todas aquelas que partiram em busca de melhores condições de vida”.
Este foi um desafio lançado pela autarquia a Lena Gal para expor no âmbito das comemorações do 36º aniversário da elevação da Ribeira Grande a cidade. “Esta é uma exposição que enobrece as festividades e constitui uma mais-valia para o município e para quem nos visita”, afirmou o autarca.
O trabalho de Lena Gal foca-se, em particular, na mulher emigrante e no papel que a mesma assumiu na estabilidade das famílias que decidiram deixas as ilhas à procura de uma vida melhor, mostrando, igualmente, a capacidade de adaptação do ser humano a novas realidades, nomeadamente, a barreira linguística e as diferentes culturas.
A mostra da pintora natural de Fenais da Ajuda estará patente ao público até 31 de agosto e conta também com testemunhos presentes numa publicação que será distribuída na ocasião e que revelam uma verdadeira alegoria à mulher emigrante.