GAIA E RIBEIRA GRANDE NOMEADAS PARA PRÉMIO MUNICÍPIO DO ANO

Os municípios de Vila Nova de Gaia e da Ribeira Grande estão nomeados para o prémio “Município do Ano Portugal 2017”, promovido pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades.

O concurso vai conceder nove distinções regionais e uma distinção nacional e tem como objetivo base o reconhecimento das boas práticas dos municípios portugueses. Os prémios vão ser atribuídos durante uma cerimónia, que se vai realizar no dia 27 de julho, no Fundão.

A iniciativa procura valorizar eventos, produtos, serviços, programas, infraestruturas, equipamentos ou ações de sensibilização que tenham produzido um impacto positivo ao nível do território, da economia e/ou da sociedade envolvente.

No âmbito do concurso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia candidatou o “Programa Gaia Aprende +(i)”, que nasceu da premissa de que todos devem ter igual nível de dignidade e de oportunidades na vida, independentemente da condição física e intelectual. O município destaca a “importância da inclusão social e, dessa forma, apresenta atividades direcionadas a todas as crianças integradas no pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico que tenham necessidades educativas especiais”.

Deste modo, os objetivos do programa passam por garantir a igualdade de oportunidades, potenciar o desenvolvimento ativo de competências, promover o reforço da autoestima e a valorização pessoal, assim como a integração escolar e comunitária. “Gaia Aprende +(i)” tem ainda uma dimensão social que passa pelo acesso a terapias individualizadas, que são articuladas com os objetivos definidos pelos intervenientes no processo educativo e cuja frequência não depende de qualquer comparticipação financeira por parte dos encarregados de educação.

O município da Ribeira Grande candidatou-se com o “Programa e Educação para o Empreendedorismo – Crescer e Empreender”, que promove a educação para o empreendedorismo como uma alternativa de futuro ao combate do desemprego jovem.

O projeto tem como propósito dinamizar um conjunto de atividades empreendedoras nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico, de modo a possibilitar o contacto dos alunos com a temática e o desenvolvimento de competências e capacidades empreendedoras.

De acordo com o município, o programa contempla a introdução de metodologias de aprendizagem inovadoras, inspiradas no conceito “aprender fazendo” e já envolveu cerca de meio milhar de alunos, oriundos das catorze freguesias do concelho.

O desenvolvimento do projeto integra ainda várias fases distintas como a dramatização do texto “O Senhor Empreendedorismo”, “Um Projeto e Meio Limão” ou a “Feira Mini-empreendedores”, na qual os alunos procuram vender os produtos resultantes das suas ideias de negócio.

O município da Ribeira Grande ganhou o prémio “Município do Ano” em 2015, motivo pelo qual não pôde candidatar-se em 2016.