ANUNCIADOS VENCEDORES DO PASSATEMPO “AS FRUTAS E VEGETAIS TÊM SUPER PODERES”

Os vencedores do passatempo “As frutas e vegetais têm super poderes” desenvolvido pela Tetra Pak e pela Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) já foram divulgados.

O concurso contou com a participação de 168 escolas de Norte a Sul do País, incluindo a Região Autónoma da Madeira e dos Açores. A Escola Secundária da Ribeira Grande e o Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal, em Vila Nova de Gaia, foram duas das escolas premiadas.

A atividade teve como objetivo promover a proteção do ambiente e sensibilizar para a importância das frutas e legumes na alimentação. As escolas participantes criaram a sua fruta ou legumes, divididas em dois escalões – o Escalão 1 englobou jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, enquanto o Escalão 2 incluiu escolas desde o 2º ciclo até ao ensino superior.

No Escalão 1, as escolas premiadas foram a Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja), a EB1 da Venda do Pinheiro (Mafra) e a Escola EB Sebastião da Gama (Estremoz). Já no Escalão 2, as vencedoras foram a Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga), Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande), e Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada). As 6 escolas premiadas vão receber 500€ cada, para aquisição de material que permita tornar as escolas mais sustentáveis.

Devido à qualidade dos trabalhos apresentados, foram ainda destacadas 4 escolas de cada escalão com uma menção honrosa, que vão receber um forno solar como prémio. No Escalão 1 foram escolhidas a Escola EB1/JI de Coja (Arganil), Escola Básica do Parque (São João da Madeira), Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas), e Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia). Enquanto no Escalão 2 foram destacadas a Escola EB 2,3 de Moura (Moura), Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal), Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz), e Lycée Français Charles Lepierre (Lisboa).

O passatempo decorreu entre 1 de Fevereiro e 31 de Maio e os participantes foram desafiados a construir uma fruta super-herói, com embalagens de cartão da Tetra Pak e da Compal com o símbolo do FSC. Critérios como a criatividade, funcionalidade, capacidade de reutilização de recursos e as mensagens transmitidas, foram os critérios para escolher as escolas premiadas.