Dário Bernardo foi apresentado por Alexandre Gaudêncio, presidente e recandidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande, como candidato, pelo PPD/PSD, à Junta de Freguesia da Lomba de São Pedro, no concelho da Ribeira Grande.
Alexandre Gaudêncio revelou ter “plena confiança no Dário Bernardo para presidir os destinos da Junta de Freguesia”, pois vê o candidato como “um jovem promissor que pode tornar a Lomba de São Pedro num destino mais apelativo e mais próximo das pessoas”.
O candidato à Junta da Lomba de São Pedro garantiu ter uma equipa “disposta a dar tudo por tudo por esta freguesia” e salientou que, caso vença as eleições, pretende apoiar as pessoas na criação do seu próprio emprego, ampliar a rede de internet sem fios e disponibilizá-la em zonas estratégicas da localidade de modo a diminuir o custo para as famílias, apoiar o grupo de jovens sem que haja cores partidárias a ditar os apoios, implementar inquéritos de satisfação a toda a população relativamente ao desempenho da Junta de Freguesia e contratar um funcionário a tempo inteiro para melhorar a capacidade de resposta e os serviços da entidade.
Alexandre Gaudêncio relembrou que, durante o seu mandato, foi possível fazer uma intervenção aguardada há 20 anos que passou pela requalificação da Rua da Igreja e da Rua da Ribeira e por dotar as mesmas de uma rede de água e de esgotos.
O autarca realizou ainda, ao abrigo do orçamento participativo, a obra em curso de um parque de lazer e apostou fortemente na intervenção social ao nível do apoio à habitação degradada e da aplicação do Fundo de Emergência Social.
No que concerne o futuro, Alexandre Gaudêncio, pretende redirecionar a Lomba de São Pedro para o turismo “através da abertura de trilhos que são sinónimo de atração turística” e da promoção da atividade agrícola local onde se destaca o cultivo da batata e onde é possível “fazer a sua promoção e dinamização de modo a atrair mais gente para a freguesia”.
O recandidato à Câmara quer ainda combater a desertificação ao aplicar uma política de cedência de lotos para a autoconstrução, de modo a incentivar os jovens a fixarem a sua residência na freguesia e diminuir, diminuir as taxas camarárias e descentralizar os serviços da autarquia na junta.
O autarca assumiu o compromisso de melhorar o abastecimento da água para a lavoura na Lomba de São Pedro, face à inércia do IROA em resolver um problema há muito reivindicado pela população e de alargar a Rua Ribeira de modo a possibilitar uma maior fluidez de trânsito e mais estacionamento.
Para Dário Bernardo “é preciso acabar com o ciclo vicioso e o monopólio de alguns. Chegou a hora de devolver a Lomba de São Pedro às pessoas”.