GAIA ALARGA APOIOS PARA MANUAIS ESCOLARES ATÉ AO 12º ANO

A Câmara Municipal de Gaia vai alargar, para o ano letivo 2017/2018, o apoio à aquisição de manuais escolares aos alunos do ensino secundário, no âmbito do desenvolvimento e continuidade da sua política de ação social escolar.

Este apoio implicou um investimento superior a 1,5 milhões de euros e vai abranger um universo de mais de 27 mil alunos.

A autarquia tem suportado os custos de todos os manuais dos alunos do 1º ciclo (público e IPSS) e dos livros escolares de duas disciplinas dos alunos do 2º e 3º ciclo das escolas públicas.

A Câmara tem como prioridade o apoio às famílias, o combate ao abandono e o insucesso escolar, através de um plano estratégico municipal de apoio à educação coerente e integradora. Deste modo, o município vai alargar este apoio, para o ano letivo que arranca em setembro, aos alunos do ensino secundário, garantindo um cheque-oferta no valor de 50 euros.

As crianças com Necessidades Educativas Especiais, que sejam devidamente sinalizadas pelos agrupamentos de escolas, vão poder, no próximo não letivo, usufruir de um cheque-oferta, no valor de 60 euros, para a aquisição de material ou de manuais escolares. No caso das crianças que não vão adquirir os livros, o valor vai poder ser utilizado em apoios técnicos.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, afirmou que acredita que “as políticas de apoio aos alunos e às famílias são fundamentais para melhorar a igualdade de condições para as famílias de diferentes estratos sociais” e salientou que importa “alargar às classes médias um conjunto de apoios a quem tudo paga e pouco ou nada recebe”.

O autarca lembrou ainda que “as políticas de apoio são também formas de ajudar aqueles que mais descontam, compensando-os pelo princípio da universalidade”.