Decorreu, no passado dia 14 de outubro, no salão nobre da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, a tomada de posse do reeleito presidente de Junta, João Paulo Dâmaso Moniz, bem como dos elementos constituintes da Mesa da Assembleia de Freguesia.
Numa cerimónia que contou com a presença de Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, e do presidente da Assembleia Municipal, José António Garcia, foram aprovados por unanimidade os nomes de Laudalino Correia para tesoureiro e Helena Silva para secretária do executivo liderado por João Paulo Dâmaso Moniz.
Já a Mesa da Assembleia de Freguesia é agora representada por José Manuel Aguiar, como presidente, Lúcia Botelho como 1ª secretária, e Filipe Pereira como 2º secretário. Foram também eleitos Ana Botelho, André Pavão e Luís Raposo como vogais do executivo.
No seu discurso de tomada de posse, José Manuel Aguiar, presidente da Assembleia de Freguesia, pediu a colaboração de todos para que as intervenções “tenham sempre como perspetiva o respeito pelos eleitores e pela freguesia cuja elevação dos níveis de qualidade de vida estão em muito dependentes da vontade e empenho do trabalho dos autarcas”.
Por sua vez, João Dâmaso Moniz, reeleito presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, aproveitou o momento para agradecer à população que “de forma comprovadamente séria, civilizada e transparente participou no ato eleitoral de 1 de outubro e por, mais uma vez, ter demonstrado maturidade política”, deixando, igualmente, uma palavra de apreço à lista do PS, liderada por Nuno Teixeira, pelo “fair play democrático” e pela forma como decorreu toda a campanha eleitoral, “sem discursos demagogos, sem manipulações e sem promessas irrealistas”.
João Dâmaso Moniz realçou ainda o apoio de todos os que o acompanharam ao longo da campanha, garantindo que sem eles “nada disto teria sido possível”. “Esta equipa conseguiu a maior vitória que há memória nesta freguesia e isto deve-nos encher de orgulho. Esta equipa sempre me apoiou, sempre me incentivou, desinteressadamente, para liderar um projeto que denominamos de Projetar o Futuro, para a nossa freguesia”, afirmou.
“Projetar o Futuro” foi o mote da campanha de João Dâmaso Moniz que assenta em quatro áreas de intervenção e que, segundo o próprio, “irão pautar a ação política nos próximos quatro anos”.
Nesse sentido, o presidente reeleito garantiu que as obras de saneamento básico “que nos últimos quatro anos já viram a luz do dia”, são para continuar, assim como a limpeza regular e a desobstrução das linhas de água da freguesia, com o apoio de intervenção não só da Câmara Municipal da Ribeira Grande como também do Governo Regional dos Açores.
Além disso, João Dâmaso Moniz anunciou a criação de zonas de lazer e espaços verdes na freguesia, nomeadamente junto à Casa Mortuária, edifício que pretende também concluir neste mandato, bem como concluir, em colaboração com a Câmara, a ampliação do cemitério da freguesia.
Também em estreita colaboração com a autarquia municipal, o executivo da Junta pretende adquirir um imóvel no Campo da Fonte para construir um parque de estacionamento e continuar a apoiar a recuperação de habitações degradadas com cedência de mão-de-obra e materiais.
João Dâmaso Moniz anunciou a criação de um conselho consultivo que irá reunir todas as entidades, associações culturais, recreativas ou desportivas, forças vivas da freguesia e todas as coletividades existentes para que “anualmente, se consiga diligenciar um projeto virado para a cultura, para o desporto e para a juventude”, dando continuidade ao apoio já existente às mesmas.
Já no âmbito da ação social, da saúde e da segurança, os projetos passam por fomentar medidas de apoio social, junto do núcleo de ação social da Ribeira Grande, ampliando os apoios já existentes, e promover o reforço da vigilância policial em artérias críticas da freguesia.
Por último, relativamente ao turismo, às atividades económicos e emprego, o executivo recém-empossado pretende divulgar os pontos de atração turística através da publicação de um guia e recorrer a programas de emprego para mitigar o flagelo do desemprego “que continua a assolar a freguesia”.
“Projetar o Futuro é alcançar estes objetivos mas também é dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver. E tenho plena confiança na equipa que me acompanha e acredito que conseguiremos”, rematou.