CANDIDATURAS AO COLÉGIO DA EUROPA E À BOLSA DE ESTUDO “JOSÉ MEDEIROS FERREIRA” DECORREM ATÉ AO DIA 17 DE JANEIRO

O Governo dos Açores atribui anualmente a Bolsa de Estudo “José Medeiros Ferreira”, que tem em vista a frequência de um curso de pós-graduação nos campus de Burges, na Bélgica, ou de Natolin, na Polónia, e inclui uma comparticipação nos encargos com as propinas do curso, o alojamento, a alimentação e uma viagem de ida e volta entre a residência do aluno e o local do curso.

O Colégio da Europa foi fundado em 1949 e é uma instituição de ensino privado, com reconhecido prestígio internacional e grandes tradições no estudo, análise e discussão de assuntos europeus, que acolhe, anualmente, em Burges e em Natolin, mais de quatrocentos alunos de pós-graduação.

A atribuição desta Bolsa de Estudo é decidida após a admissão dos candidatos da Região Autónoma dos Açores ao Colégio da Europa, pelo que os candidatos a esta bolsa deverão ter concorrido e ser admitidos à frequência de um curso de pós-graduação no Colégio da Europa, nas áreas de Direito, Economia, Política e Administração, Relações Internacionais e Diplomáticas, ou Estudos Europeus Interdisciplinares.

Os candidatos à Bolsa “José Medeiros Ferreira” devem possuir uma licenciatura e deter um domínio escrito e verbal, devidamente comprovado, da língua francesa e inglesa. Os postulantes devem ter ainda até 30 anos (completados à data de início do curso), devem ter frequentado e concluído o Ensino Secundário na Região Autónoma dos Açores e têm de ser residentes no arquipélago há, pelo menos, três anos.

Segundo o Governo dos Açores, no ano letivo 2017/2018, a Bolsa foi atribuída a Rodrigo de Melo Borges Fernandes Vaz, para a frequência do curso pós-graduação em Relações Internacionais da União Europeia e Estudos Diplomáticos, no Colégio da Europa, em Burges, “tendo sido o quinto bolseiro ao abrigo deste programa”.

O Executivo açoriano visa, com este programa, “fomentar a formação de quadros da Região especializados em assuntos relativos à União Europeia, homenageando o historiador e político açoriano José Medeiros Ferreira, falecido em 2014, que preparou e formalizou o pedido de adesão de Portugal às então Comunidades Europeias, na qualidade de Ministro dos Negócios Estrangeiros”.