“Não restam dúvidas que o desenvolvimento turístico da Ribeira Grande está a contribuir para o fomento do emprego”, afirmou Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, aquando da presença do município na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
O autarca salientou os “investimentos que estão a surgir no concelho”, em particular as unidades hoteleiras que vão aumentar o número de camas nos próximos anos, mas também, ao nível do investimento privado que “vai proporcionar novas oportunidades de emprego”.
Alexandre Gaudêncio prevê ainda que os hotéis em construção, e a construir no município, possam “empregar cerca de 200 pessoas”, número que podem crescer mais ainda se for tido em linha de conta o “constante aumento de alojamentos locais”.
“Em 2013, a Ribeira Grande dispunha apenas de 12 unidades de alojamento local e, no final de 2017, já tinha superado as 90”, lembrou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
O autarca salientou que este crescimento “não se faz sem que mais pessoas entrem no mercado de trabalho e isso significa melhores condições de vida para as nossas famílias” e que, para além disso, o surgimento de novos alojamentos tem “permitido que imóveis que estavam fechados ou abandonados possam ser recuperados e adaptados a alojamento local, contribuindo para a reabilitação urbana”.
Alexandre Gaudêncio frisou, a este propósito, o trabalho que está a ser realizado pela Escola Profissional da Ribeira Grande, na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. “Em resposta ao nosso repto, a escola tem desenvolvido ações de formação em línguas estrangeiras e mesa/bar que respondem às necessidades encontradas no mercado de trabalho”, esclareceu.
“A Ribeira Grande está a saber preparar-se para o futuro, seja através da aposta em eventos que geram importantes fluxos de pessoas e criam novas dinâmicas no comércio local, seja através da criação de condições para quem nos visita poder ter várias atividades para se ocupar”, sustentou o presidente da Câmara da Ribeira Grande.