A Câmara Municipal da Ribeira grande aumentou em 30% o apoio às bolsas de estudo concedidas. Este ano foram atribuídas 43 bolsas num montante que ronda os 45 mil euros.
No ano letivo 2017/2018 foram atribuídas 30 bolsas a estudantes do concelho. Este ano de 2018/2019 o número aumentou para 43, o que, segundo o presidente da Câmara Municipal, “significa um esforço maior por parte da edilidade para abranger mais jovens que requereram este apoio”.
Alexandre Gaudêncio falava durante a sessão pública de entrega dos apoios, que aconteceu no Teatro Ribeiragrandense a 16 de abril. O autarca ribeiragrandense, destacou que este apoio garante, em muitos casos, “a continuidade do percurso académico dos jovens”, tratando-se esta de uma “missão social da qual não nos demitimos”.
De acordo com Alexandre Gaudêncio, este apoio aos jovens ribeiragrandenses “responde às necessidades por que muitos estudantes ainda estão a passar”, sendo um “contributo essencial para que mais alunos possam prosseguir os estudos numa altura em que muitas famílias estão a passar por dificuldades económicas”. Estudantes dos cursos de Medicina, Veterinária, Psicologia, Gestão, entre outros, estão entre os 43 que foram apoiados pela autarquia.
Ainda durante a sessão solene foi expressado pelos jovens o desejo de permanecer/voltar ao seu lugar de origem após a conclusão dos estudos, para aí se poderem fixar a trabalhar. Da mesma forma, alguns pretendem investir no concelho em nome próprio, criando a sua própria empresa.
Neste âmbito, Alexandre Gaudêncio lembrou do protocolo existente entre a autarquia e o CEmpA (Centro Empresarial dos Açores), como forma de incentivar novas empresas (a Câmara Municipal apoia no arrendamento de um espaço de coworking no CEmpA), bem como referiu que o antigo matadouro será transformado numa incubadora empresarial.