Associação GAL Pescas inaugura sede em Rabo de Peixe
A Associação GAL Pescas – Mar Açores Oriental já inaugurou a sua sede no Centro Comunitário e de Juventude de Rabo de Peixe, sendo esta uma iniciativa liderada pela cooperativa A Ponte Norte. De acordo com Alexandre Gaudêncio, presente no acontecimento, esta nova associação ficará encarregue de “gerir um financiamento de cerca de 1.3 milhões de euros para projetos de âmbito local, na vertente do mar”. Ainda na inauguração, o autarca desafiou as “entidades locais a concorrerem aos avisos”.
Os interessados podem fazê-lo em áreas como inovação em espaço marítimo, qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático, preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos, entre outros.
Câmara Municipal já apoiou recuperação de habitações degradadas em 500 mil euros
Alexandre Gaudêncio e Tânia Fonseca, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, respetivamente, visitaram algumas das obras de apoio à recuperação de habitações degradadas nas freguesias de Matriz e Rabo de Peixe, onde Alexandre Gaudêncio afirmou que este apoio é “uma das nossas prioridades”, sendo que ao longo dos últimos anos foram aprovados mais de 400 pedidos, num investimento total que ronda o meio milhão de euros.
De acordo com o presidente da autarquia ribeiragrandense, a prioridade tem sido dada a “obras de beneficiação em habitações de casais jovens com filhos e de poucos recursos financeiros, ou idosas cujas casas necessitem de adaptações que facilitem a mobilidade e o conforto”.
Sistema ColorADD é implementado nas praias riberagrandenses
O ColorADD, um sistema inovador que ajuda a identificar as cores para os daltónicos, foi implementado nas bandeiras e ecopontos das praias da Ribeira Grande para “ajudar os daltónicos a identificar de forma correta as cores das bandeiras” (verde, amarelo ou vermelho), como disse Alexandre Gaudêncio, que falava aquando da abertura da época balnear no concelho com o hastear da bandeira azul na praia de Santa Bárbara.
Ainda na ocasião, o autarca ribeiragrandense realçou o esforço que tem sido desenvolvido pela autarquia para que o município tenha alcançado, pelo quarto ano consecutivo, três bandeiras azuis para as suas zonas balneares: praia de Santa Bárbara, praia dos Moinhos e zona balnear das Calhetas. A Praia da Viola e o porto da Maia fazem parte das restantes zonas balneares do concelho.
Câmara Municipal edita livro “Tradições – Festividades e tradições da Ribeira Grande para os mais novos”
A Câmara Municipal da Ribeira Grande editou o livro que compila, como o nome indica, as tradições e festividades do concelho numa linguagem direcionada para os mais jovens. Foi escrito por Paulo Bilhões e tem ilustrações de Romeu Cruz, e integra diversos desafios que podem ser realizados nas escolas ou CATL’s.
No lançamento do livro, integrado na Feira do Livro – Livros ao Largo, o vereador da cultura, Filipe Jorge, afirmou que “é precisamente as raízes das tradições da Ribeira Grande que queremos fortalecer com a edição e divulgação deste livro, na esperança que no futuro sirva o propósito para que foi pensado: levar o nosso passado cada vez mais longe”.
Escola Gaspar Frutuoso é amiga do ambiente
A Escola Básica e Integrada Gaspar Frutuoso recebeu novamente o galardão como corolário das boas práticas ambientais que tem vindo a implementar, acolhendo, assim, a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, que reconhece o trabalho daqueles que contribuíram para tornar o estabelecimento de ensiona mais sustentável.
Para Alexandre Gaudêncio, presente na cerimónia, isto é “sinónimo das boas práticas ambientais que têm sido introduzidas e, mais importante, das metas atingidas”. Caixotes de lixo construídos com materiais reciclados e uma horta comunitária são dois dos exemplos das práticas que os alunos seguem, conforme lembrou o autarca.
Exposição “Externato Ribeiragrandense: Um valoroso espaço educativo” patente no Arquivo Municipal
Até 31 de agosto a exposição “Externato Ribeiragrandense: Um valoroso espaço educativo” estará patente no Arquivo Municipal da Ribeira Grande. Esta exposição resulta da seleção de um conjunto documental pertencente ao Fundo do Externato Ribeiragrandense e pretende dar a conhecer aquela instituição de ensino.
A exibição surgiu como forma de assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, que se comemorou a 9 de junho, e pretende alertar o público para a importância dos arquivos como repositório da memória das sociedades.
Concurso público para construção do novo campo de jogos de Rabo de Peixe já foi lançado
A Câmara da Ribeira Grande já lançou o concurso público para construção do novo campo de futebol na vila de Rabo de Peixe, empreitada orçada em cerca de 1.7 milhões de euros e que tem um prazo de execução de doze meses, gerando, neste período, cerca de 100 postos de trabalho em construção civil.
O projeto apresentado terá um novo campo de jogos em piso sintético, balneários para as equipas e para os árbitros, zona de arrecadação e estacionamento para 75 viaturas. Terá ainda lugar para a sede do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, além de gabinete médico, ginásio e lavandaria. Por fim, a bancada será composta por 2500 lugares sentados.