S. Miguel de Arcozelo faz parte do concelho de Vila Nova de Gaia, tem a área de 7, 82 Km2 e é limitada, a Norte, pela freguesia de Gulpilhares, a Poente, pelo Oceano Atlântico, a Norte e Leste, pela de Serzedo e a Sul, pela de S. Félix da Marinha.
O topónimo Arcozelo, que dá o nome à freguesia, tem uma origem arqueotoponímica, isto é, está relacionado com elementos materiais, designadamente, pedras, fortificações, etc. Deriva do termo latino. “arcucellu”, de arcus, arco. Assim, “Arcocellu” seria um pequeno arco que passaria sobre um pequeno curso de água, tendo surgido, pela primeira vez, em 1050.
Sendo hoje uma comunidade moderna, voltada para o progresso e para o futuro, dada a sua magnífica situação geográfica, junto ao mar e banhada por copiosos e abundantes cursos de água, que fazem da sua terra um solo ubérrimo, foi habitada, desde os tempos neolíticos, quando o homem se sedentarizou, se fez agricultor e pastor.
O documento fundador de Arcozelo, isto é, o mais antigo que se conhece, com origem no Mosteiro de Pedroso, remonta a 1050, refere explicitamente a “villa de Arcuzelo”. Trata-se da descrição de várias herdades, quando reinava D. Fernando, o Grande, sobre as vilas fundadas Além Douro, quase um século antes da existência de Portugal como Estado.
Por virtude das enormes virtudes de D. Maria Adelaide, a Santinha de Arcozelo, mulher virtuosa, falecida com aura de santidade, foi esta terra transformada, quase há um século, num imenso campo de fé, em romagem permanente, na busca da paz de espírito, da serenidade, da saúde, da alegria.
Mas nem só de fé vive esta terra, já que é aqui que se situam também as praias da Granja, de Miramar e da Aguda, consideradas das melhores estações balneares do Norte do país.
Como é natural numa zona com as características de Arcozelo, há um vasto número de estabelecimentos de hotelaria, de restauração, de mercearia, nomeadamente alguns supermercados, para além de um variado número de estabelecimentos dedicados à venda de diversos produtos. A rede de escolas primárias e de outros graus de ensino foi significativamente alargada e foram criadas escolas de formação de professores.
Há também em Arcozelo, um elevado número de instituições vocacionadas para a cultura, educação desporto, recreio, assistência, deficiência, proteção civil, defesa do património, que têm desenvolvido uma notável ação ao serviço da comunidade.