A EDP Distribuição e a Direção-Geral da Educação criaram a Academia Digital para Pais, um projeto para ensinar os pais e encarregados de educação a trabalhar com computadores e internet, até para que possam apoiar melhor os educandos na hora das aulas e dos trabalhos de casa. Este projeto é gratuito, as formações serão presenciais e terão início em janeiro de 2021.
A EDP Distribuição, em parceria com a Direção- Geral da Educação (DGE) lançou a Academia Digital para Pais, um projeto de literacia digital destinado a pais e encarregados de educação. Esta academia pretende dar aos pais e encarregados de educação as competências básicas para que estes possam acompanhar os seus filhos ou educandos no ensino à distância, esta nova realidade, exigência da situação pandémica que o país e o mundo atravessa. Este projeto tem como público alvo, famílias residentes em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), sendo que esta classificação abrange 136 escolas em áreas que são caracterizadas por maiores dificuldades económicas e sociais.
“Perante as crescentes dificuldades trazidas pela pandemia, desenvolvemos esta iniciativa para dar um contributo estruturante: dotar as famílias de competências digitais, simples, mas cada vez mais determinantes para o sucesso escolar e profissional. Com a Academia Digital para Pais, ajudamos a reduzir assimetrias no acesso à educação”, disse João Torres, presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição. Para a Direção-Geral da Educação: “O programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP’ tem como principais objetivos a melhoria do processo educativo, bem como a prevenção do abandono e do absentismo, garantindo a igualdade de oportunidades a todos os alunos no acesso a uma educação de qualidade. As escolas TEIP adotam medidas diversificadas e adequadas ao contexto local, com a preocupação de envolver as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos seus educandos. A DGE, ao associar-se à EDP Distribuição, na promoção da “Academia Digital para Pais”, reconhece nesta iniciativa uma importante ferramenta não só para a capacitação digital das famílias, mas também para o seu envolvimento pleno no Plano de Transição Digital da Educação”, afirmou o Diretor-Geral, José Vítor Pedroso.
A primeira fase ocorreu até 18 de novembro e consistia numa adesão ao projeto no site da Direção-Geral da Educação. A segunda fase ocorreu até 27 de novembro e os pais e encarregados de educação tinham de formalizar a sua inscrição na escola do seu filho ou educando. As sessões terão início em janeiro de 2021 e o objetivo é que em oito horas, divididas por várias sessões, os formandos consigam aprender a dominar a utilização do computador, da internet e apoiar os seus filhos nas aulas ou na realização dos trabalhos de casa. Serão ainda ensinadas ações de acesso a páginas de serviços públicos e privados.
A formação é gratuita, presencial (nas instalações da escola aderente) e as sessões têm uma curta duração, e são feitas em horário pós-laboral, para facilitar a adesão. Para ser possível respeitar todas as normas de segurança, devido à situação de pandemia atual, o número de formandos será limitado. Professores e jovens alunos das escolas serão formadores de forma voluntária e os formandos terão direito a prémios de participação, nomeadamente em material escolar e cabazes alimentares.
Esta Academia Digital para Pais está assente na convicção de que o conhecimento digital é indispensável à inclusão social, principalmente na situação que o país e o mundo atravessa neste momento, de crise sanitária e económica.