Para que a iniciativa de medalhar as personalidades, empresas e instituições que se destacaram nas mais diversas áreas, e que acontece desde 2015, não ficasse por terra num ano tão difícil para a população, a União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso fez uma pequena cerimónia para entregar as medalhas de mérito. Educação, Empresarial, Dedicação, Cultura e Recreio, Cívico e Desportivo, foram as áreas destacadas, e para que fossem respeitadas todas as regras e restrições, os premiados foram divididos por categorias e blocos horários para que fosse reduzido o número de pessoas na sala.
Numa cerimónia simbólica, a União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso destacou o trabalho de personalidades, empresas e associações no último mês do ano de 2020. Esta iniciativa que acontece desde 2015, viu na sua edição de 2020 um pouco diferente, fruto da situação pandémica que o país, e o mundo, atravessa. Enquanto que nos anos anteriores, a cerimónia juntava todos os medalhados e convidados num auditório, o que significava perto de 250 pessoas, em 2020 os medalhados foram divididos por blocos horários consoante a categoria a ser premiada, e dividida por dois dias, para evitar assim aglomerações.
“O objetivo é reconhecer o que de melhor acontece e de melhor se faz na nossa comunidade, ainda para mais numa freguesia onde é muito difícil conhecermo-nos uns aos outros, uma vez que há cerca de 56 mil habitantes”, disse o presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, João Paulo Correia, que ainda acrescentou que, num ano tão particular como 2020, a iniciativa, que foi pensada ao pormenor para respeitar todas as regras e restrições impostas, vê acrescida a mensagem de que “é preciso continuar a viver, com cuidado, mas a viver”.
Foram distinguidas personalidades, empresas e instituições por mérito nos seguintes âmbitos: Educação, Empresarial, Dedicação, Cultura e Recreio, Cívico e Desportivo. Na categoria de Mérito Educativo, a União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso destacou a Associação de Pais da Junqueira, a Associação de Pais APOCEDRO, a Escola Profissional de Gaia e a Escola Profissional do Infante. Já no Mérito Empresarial, foi a área da saúde que se destacou, com a entrega da medalha à Farmácia Invicta, à Farmácia Leonardo e à Farmácia Santo Ovídio. Adelaide Fernandes, Clara Coelho e Rosa Monteiro foram o trio feminino que recebeu a medalha correspondente à área Dedicação, enquanto que na área da Cultura e Recreio foi distinguida a Associação Cultural Amigos de Gaia, Augusto Pires da Mota, David Bruno e Florência Vieira. Por Mérito Civil, Mafamude e Vilar do Paraíso, entregou a medalha ao Jornal “O Gaiense”, ao Padre Fernando Queirós e ao Padre Jerónimo Nunes, enquanto que na área do Desporto foi o Clube Jovem Almeida Garrett, o Professor Fernando Luís, Nuno Pinto e Mamadu BoBó Djalo que levaram as medalhas para casa.