MÊS DE AVINTES CELEBRADO ONLINE

Devido aos constrangimentos da pandemia, este ano, o Mês de Avintes será comemorado de forma digital. Haverá Sessão Solene, um documentário sobre Maria Isabel Van Zeller e a 31ª edição do Fórum Avintense, mas todas as iniciativas serão de cariz não presencial, sendo possível acompanhá-las apenas pelo facebook da Junta de Freguesia de Avintes. Em entrevista ao Jornal Audiência, Cipriano Castro contou um pouco sobre cada uma das iniciativas, revelando até os nomes dos que serão distinguidos com o prémio Dirigente Associativo 2020. Além disso, o autarca ainda falou de outras dificuldades sentidas em Avintes, provenientes da pandemia, e sobre os vários projetos em andamento na freguesia.

 

 

 

Fevereiro é o mês de Avintes. Este ano, e devido à proliferação da pandemia da Covid-19, as comemorações tiveram de ser reajustadas à situação atual e, por isso, foram diminuídas a três momentos que chegarão aos avintenses de forma digital e através das redes sociais.

O primeiro momento desta comemoração será no dia 21 de fevereiro, sendo que este é, efetivamente, o Dia de Avintes. Nesta data acontecerá, como todos os anos, a Sessão Solene, só que desta vez a mesma será gravada e colocada nas redes sociais, uma vez que não pode ter público presente para respeitar todas as restrições em vigor. Na Sessão Solene será entregue a Medalha de Honra da freguesia a Dionísio Alves Pereira, uma vez que se trata do mais antigo dirigente associativo ainda em funções. Além desta importante distinção, o momento será também de entrega do prémio de Dirigente Associativo 2020, e Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, revelou ao Jornal Audiência que este será entregue a Guilherme Baldaia, do Futebol Clube de Avintes; a Rita Diogo, da União Académica de Avintes; e a Manuel Moreira, da ACMA.

Na semana seguinte, no dia 26 de fevereiro, a Junta de Freguesia de Avintes vai colocar nas suas redes sociais, para que toda a população possa assistir, o documentário “D. Maria Isabel Van Zeller, a Senhora das Vacinas”. Um documentário do professor Gonçalves Guimarães sobre aquela que foi a pioneira, há 200 anos atrás, da vacina contra a varíola em Portugal. “Maria Isabel Van Zeller residiu na Quinta de Fiães, ou na Quinta de Santo Inácio, como é mais conhecida, onde está agora o jardim zoológico”, explicou Cipriano Castro.

Os três momentos terminam no dia 27 de fevereiro, com a 31ª edição do Fórum Avintense, este ano, também ele, de forma não presencial, mas em direto no Facebook da Junta de Freguesia de Avintes, o que permitirá a participação da população, que poderá colocar questões através dos comentários.

“É desta forma que vamos assinalar as comemorações, reduzidas ao máximo, porque não há condições, infelizmente. Se fosse um ano normal, teríamos o carnaval e mais uma série de atividades, mas não é possível”, lamentou Cipriano Castro. A entrega do Prémio do Mérito aos alunos do agrupamento era um dos momentos altos das comemorações, anualmente, e uma das atividades que, segundo o autarca, trazia mais gente. Apesar de existir já a lista dos alunos distinguidos, a junta de freguesia decidiu adiar a entrega do voucher de material escolar para mais tarde. “Evidente que podíamos ir de porta em porta e entregar os vales aos alunos, mas entendemos que vamos esperar por um momento mais à frente e fazer isso presencialmente”, contou Cipriano Castro.

A noite de poesia, também não se irá realizar, e foi adiada a exposição na Casa da Cultura, das obras do pintor gaiense Agostinho Santos. “Este ano tínhamos convidado o gaiense Agostinho Santos para expôr aqui na nossa Casa da Cultura, para trazer também outros nomes, não só de Avintes, neste caso de Gaia. Não vai ser possível, vamos adiar para outra ocasião”, explicou o presidente.

 

Avintes em tempo de pandemia

Além dos constrangimentos nas celebrações do Mês de Avintes, Cipriano Castro acabou por contar ao Jornal Audiência, outras situações e dificuldades pelas quais os avintenses têm passado. ”Em abril do ano passado todas as pessoas aceitavam mais naturalmente o confinamento, porque havia a esperança de que isto seria uma coisa que se resolveria em dois ou três meses. Com o passar do tempo, e estamos nisto há um ano, o que se nota mais é a falta de paciência que as pessoas têm para cumprir com aquilo que é necessário, para mim, esse é dos maiores problemas e que não é fácil ultrapassar”, desabafou Cipriano Castro.

Além de tudo isto, o autarca ainda referiu o aumente de pessoas que tem ido à junta de freguesia pedir ajuda mais concreta, algumas até pelo facto de terem perdido o emprego durante a pandemia. Cipriano Castro garante que tem feito tudo o que está ao seu alcance, e com o apoio da Câmara Municipal de Gaia tem conseguido gerir estas situações. A Junta de Freguesia de Avintes está, inclusive, a levar o almoço aos alunos, cujas famílias se encontram em confinamento.

 

A freguesia tem vários projetos em andamento

Apesar da Covid-19, a freguesia de Avintes não está parada, muito pelo contrário, são vários os projetos em andamento e, muitos deles, com término previsto para os próximos meses. O MOB+, transporte de proximidade, está quase a chegar a Avintes. Cipriano Castro pensa que no mês de abril já estará implementado e contou ao Audiência quais os cinco locais a que a carrinha levará a população da freguesia: farmácias, junta de freguesia, correios, centro de saúde e posto da GNR. Além disso, o PATA e o Centro de Inclusão Social, serão projetos a serem concluídos nos próximos meses, segundo o autarca.

Cipriano Castro ainda referiu a reabilitação do largo, junto aos Bombeiros Voluntários de Avintes, onde está a Pedra da Audiência e a Capela do Senhor dos Aflitos. O espaço vai sofrer uma intervenção para ter um jardim e uma zona de estacionamento. A isso o presidente juntou a conclusão da pavimentação dos arruamentos. “Tínhamos feito uma primeira fase no verão, depois o tempo não permitiu que fizéssemos a segunda fase e esperamos que agora, vindo a primavera, seja possível concluir a pavimentação de algumas ruas em mau estado”, concluiu o autarca.