ANAM ADERIU AO CONSORTIUM E-PLANNING

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) aderiu ao Consortium E-Planning, na medida em que considera a transição digital o futuro do poder local, e a melhor forma de assegurar a sua transparência. Para reforçar a vontade da ANAM de tornar a  informação acessível a todos os cidadãos, foi ainda lançado o livro “e-Planeamento & Ubiquidade”.

 

 

Com o intuito de valorizar e dignificar as Assembleias Municipais, assim como a capacitação dos seus membros, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) tem como foco para este ano a transição digital e a forma como a mesma pode contribuir no acesso de informação útil aos cidadãos. «A ANAM está atenta aos objetivos das políticas públicas europeias e nacionais, assim como às boas práticas das mesmas e, por isso, faz todo o sentido participar no processo de transição digital, que está agora em curso”, sublinhou Albino Almeida, presidente da ANAM.

O momento que vivemos atualmente, devido à proliferação da pandemia da Covid-19, exige de um maior acompanhamento por parte das Assembleias Municipais, tanto ao nível de transferência de competências como da nova realidade das CCDR, é algo que só poderá ser realizável com eficácia através de mais meios para os eleitos locais. “A transição digital, para ser eficiente, tem que chegar a todas as comunidades, a todos os territórios, a todas as pessoas, pois só assim se conseguirão bons resultados em várias áreas da nossa democracia, nomeadamente em termos de participação. E neste caso costumo mesmo referir que a “palavra de ordem” terá de ser, em cada etapa da transição digital, “ninguém, absolutamente ninguém, pode ficar para trás”!”, disse Albino Almeida. Foi com base nesta premissa que a ANAM decidiu aderir ao Consortium E-Planning, para que todos possam ter acesso à informação nas Assembleias Municipais.

Foi lançado a 19 de fevereiro, na Reitoria da Universidade de Lisboa, o livro “e-Planeamento & Ubiquidade”, resultado da parceria entre a ANAM e o Consortium E-Planning, e que tem como objetivo articular o estudo da evolução tecnológica, particularmente nas TIC, com o estudo do seu impacto na sociedade.