A 10ª Assembleia Municipal Jovem decorreu no passado dia 22 de maio, no Fórum Trofa XXI, e concluiu o ciclo do Orçamento Participativo Jovem da Trofa. A concurso estavam 25 mil euros, sendo 17500 euros para a concretização de um projeto concelhio e 7500 euros para a realização de um projeto escolar.
O projeto escolar “We Love Sports” e o projeto concelhio Atelier do Samba foram os mais votados pelos quase 300 jovens trofenses que participaram na sessão.
Assim, o Atelier do Samba, que surgiu depois da participação de um grupo de amigos na Escola de Samba da Trofa, no Carnaval 2019/2020 e visa desenvolver de raiz o samba na Trofa, através da criação de um grupo destinado aos jovens, no sentido de valorizar e dinamizar uma tradição antiga no concelho, obteve 1029 pontos e um investimento de 17500 euros. Já o “We Love Sports”, que surgiu da motivação de um grupo de alunos e professores pela prática desportiva e pela necessidade de ter melhores condições na escola, quer na quantidade, quer na qualidade dos materiais, pretende adquirir, neste âmbito, materiais em falta para a Escola Secundária da Trofa, conseguiu 800 pontos e um investimento de 7500 euros.
No âmbito concelhio, estiveram ainda a concurso os projetos “IntergeraSom”, que alcançou 974 pontos, e “Dispositivo de avaliação do estado das estradas”, com 817 pontos. No âmbito escolar, estiveram ainda a votação os projetos “Mais diversão, melhor educação na EB 2/3”, que alcançou 726 pontos, “Ludoteca do futuro”, com 477 pontos, “Digital e Robótica”, com 426 pontos, “Desporto e lazer, dá saúde e prazer”, com 391 pontos. Ambas as votações tiveram 0 votos nulos.
Para o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, “o Orçamento Participativo Jovem da Trofa continua a ser um importante investimento anual da Câmara Municipal, que dá a oportunidade aos jovens de demonstrar o seu interesse, a sua atenção e as suas ideias de cariz cívico. São muitos os projetos vencedores que estão hoje implementados no concelho, e que fazem toda a diferença para comunidade”.