O secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, entregou, no passado dia 18 de junho, o troféu “Desportista do Ano” a Mário Furtado Moitoso, no âmbito da XX Gala do Desporto Açoriano, que decorreu na Casa dos Dabney, no Monte da Guia, na cidade da Horta.
A cerimónia, que decorreu na Casa dos Dabney, no Monte da Guia, na cidade da Horta, contou com a presença de familiares, alguns colegas e dirigentes do clube de Mário Furtado Moitoso, o atleta galardoado com o troféu “Desportista do Ano”, no âmbito da XX Gala do Desporto Açoriano.
Dário Moitoso é dono de um vasto palmarés, com destaque a nível nacional e internacional e é natural da Freguesia da Praia do Norte, da Ilha do Faial, onde nasceu a 18 de junho de 1993. Atleta do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, foi campeão nacional da modalidade em 2019 e em 2020 e, inclusivamente, tinha sido convocado para a Seleção Nacional em 2019, sendo que participará no Campeonato do Mundo na Tailândia, em novembro, representando as cores nacionais portuguesas.
Na ocasião, o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, disse ser “um orgulho para os Açores contar com um atleta como Dário Moitoso”, tecendo rasgos elogios ao atleta açoriano, apontando-o como “exemplo de resistência, superação e resiliência”.
“Dário Moitoso é o exemplo de pessoa e desportista, numa modalidade de fundo, que liga muito o desporto à natureza e tem muito a ver com a tutela da Saúde e do Desporto”, sublinhou o titular da pasta do Desporto, referiu-se ao trail running como uma “modalidade que motiva e inspira a prática desportiva como forma de superar as dificuldades e promover a saúde”.