A Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu o Prémio Portugal City Brand Ranking de melhor Desempenho de Marca dos Açores. O mesmo foi entregue pela Bloom Consulting Portugal, numa cerimónia que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.
Na cerimónia, do dia 10 de fevereiro, esteve presente Pedro Furtado, vice-presidente da autarquia municipal, que afirmou esta vitória como sendo de “todos os cidadãos e de todos os empresários de Ponta Delgada”, destacando também o orgulho sentido. Este prémio motivou o autarca, levando-o a dizer o seguinte: “O facto de Ponta Delgada continuar a ser o melhor lugar dos Açores para visitar, viver e investir é uma honra para o nosso Município e faz-nos querer trabalhar ainda mais para continuarmos a ser merecedores do primeiro lugar do ranking”.
Apesar deste sucesso, Pedro Furtado não deixou de referir que ainda se está “a passar por tempos muito conturbados e isso tem reflexos no resultado final que esta empresa reputada apresenta sobre Ponta Delgada em anos de pandemia (2020/2021)”, a propósito de o município de Ponta Delgada ter descido cinco lugares no ranking nacional relativamente a 2019, encontrando-se agora na 29ª posição, entre 308 municípios em todo o território nacional.
O vice-presidente da autarquia destacou que sendo os Açores uma região com grande afluência turística, irão ser feitas melhorias nesse sentido, pois devido à pandemia foi sentida uma quebra, significativa, nesse aspeto. Assim, a Câmara Municipal está a apostar em iniciativas como o Plano Estratégico de Turismo e a revisão do PDM. Não deixando passar em branco que mesmo com dificuldades, em setembro de 2021, no Dia Mundial do Turismo, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, enquanto entidade subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, ganhou o distintivo “Açores Destination Management Organizations”.
Pedro Furtado falou ainda sobre a posição dos Açores perante o resto do mundo, apresentando dados estatísticos. “Hoje, Ponta Delgada é o município no país, mais procurado por observação de cetáceos e o 17º por visitar e é claramente a marca municipal mais reconhecida dos Açores, recolhendo 58% de todas as pesquisas feitas sobre os municípios açorianos”.
A Bloom, entidade responsável pela atribuição do prémio, fundada em 2003, é uma empresa de consultoria especializada em “intelligence” e estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades. A empresa trabalha com mais de 90 destinos nos cinco continentes, sendo Filipe Roquette, Diretor-geral da Bloom Consulting Portugal.
Na cerimónia estiveram ainda presentes os vereadores Cristina Canto Tavares e Marco Resendes, sendo que a mesma foi abrilhantada com momento musical protagonizado pelas alunas do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Júlia Átamas Silva e Inês Alves que tocaram os instrumentos violino e flauta, respetivamente.