ATRIBUIÇÃO DOS SELOS DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO 2021

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) já congratulou as entidades que receberam os Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano, referente ao ano 2021. A cerimónia da entrega de prémios aconteceu no dia 19 de abril, no Teatro Faialense.

 

 

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), no âmbito das suas funções enquanto autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, anunciou os resultados do processo de Introdução dos Dados da Qualidade da Água (IDQA), designadamente os dados que constituem critérios de atribuição dos Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano 2021.

Este galardão visa premiar entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, verificando cumulativamente: 100% de cumprimento do número de análises agendadas no PCQA aprovado; 99,0%, ou mais, de cumprimento dos valores paramétricos; e 99,0%, ou mais, de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli).

Assim, na sequência do processo de IDQA e concluído o período de contraditório legalmente previsto, a ERSARA anunciou a lista das entidades gestoras que cumprem os requisitos supramencionados. As vencedoras foram as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo, da Horta, das Lajes das Flores, da Povoação, de Santa Cruz das Flores e a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, bem como o Nordeste Ativo e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada.

A ERSARA felicitou as entidades que serão contempladas com o Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano e manifestou a expetativa de que, futuramente, possam ser cada vez mais a receberem esta distinção.

O processo de atribuição desta certificação aconteceu, no passado dia 19 de abril, no Teatro Faialense.