O tradicional passeio anual sénior organizado pela Junta de Freguesia de Serzedo e Perosinho voltou a realizar-se, após dois anos de interregno, no passado dia 1 de setembro. Os autocarros partiram da freguesia gaiense com destino à Igreja Matriz de Famalicão para assistir à eucaristia celebrada pelos padres Joaquim Paiva e Manuel Ribeiro. Após a missa, o grupo rumou à Quinta Palácio Rauliana, onde desfrutou de um almoço, seguido de uma tarde repleta de convívio e animação. Para além dos cerca de 700 seniores, o passeio contou com a presença dos elementos do executivo e da mesa da assembleia da Junta de Freguesia, do vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dário Silva e de elementos dos Bombeiros Voluntários.
A Junta de Freguesia de Serzedo e Perosinho realizou o seu passeio dedicado à comunidade sénior e, este ano, o destino escolhido foi Famalicão. O grupo partiu da freguesia gaiense em direção a Santo Tirso onde realizou uma pequena paragem para tomar o pequena almoço, de seguida os seniores viajaram até à Igreja Matriz de Famalicão para assistir à missa celebrada pelos padres Joaquim Paiva e Manuel Ribeiro. Após o término da eucaristia, os autocarros deslocaram-se até à Quinta do Palácio Rauliana para almoçar e desfrutar de uma tarde cheia de animação. Depois do almoço, alguns seniores aderiram ao bailarico que se prolongou pela tarde, enquanto outros aproveitaram os espaços exteriores da quinta para descansar e conviver. No final da tarde, o grupo aproveitou para saborear o lanche, acompanhado por uma fatia de bolo e uma taça de champanhe.
Antes do lanche, João Morais de Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Serzedo e Perosinho, Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e Marina Ferreira, presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, aproveitaram para proferir algumas palavras e agradecimentos. João Morais de Sousa começou por saudar os presentes e procedeu aos agradecimentos, destacando o contributo dos bombeiros, dos motoristas e, acima de tudo, dos funcionários da Junta de Freguesia. O presidente da freguesia gaiense relembrou que “em 2019 estivemos aqui, nesta mesma sala e foi, de facto, um sucesso. Três anos depois voltou a ser um sucesso, mas ainda maior por tudo o que passamos e nos vimos privados de fazer”. João Morais de Sousa aproveitou para enaltecer que “estamos a celebrar, a comemorar e a conviver o nosso passeio sénior com cerca de 700 pessoas, com critério e com responsabilidade”. Reforçou ainda que “em outubro, os números vão voltar a aumentar, mas até lá, com critério e responsabilidade, decidimos avançar e estamos muito felizes, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Junta de Freguesia e todos estes fregueses que aqui estão”. O presidente de Serzedo e Perosinho aproveitou ainda para enaltecer que “foi, de facto, uma parceria excelente e de sucesso”. João Morais de Sousa terminou a sua intervenção com a esperança de “fazer mais e melhor para o ano”.
Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, começou por saudar os presentes e agradecer aos elementos Junta de Freguesia, aos Bombeiros e à comunicação social. O vereador endereçou uma palavra especial aos seniores da freguesia gaiense considerando-os “os reis da festa” e realçou que “é um dia particularmente feliz para mim, mas, sobretudo, para o município”. Dário Silva afirmou que, na sua opinião, “não há nenhuma função que se possa exercer na vida política tão nobre, tão bonita como ser presidente de junta, porque, efetivamente, é junto do povo, é junto daqueles com quem nós partilhamos o dia e é algo extraordinário que só pode ser vivido por quem tem esta tarefa”. O vereador salientou que “marcar presença numa atividade tão importante como é o passeio sénior, que toda a gente valoriza e gosta, é uma oportunidade única que todos vocês tem de relembrar amigos”. Dário Silva aproveitou ainda para apelar à vacinação contra a Gripe e a Covid-19 que se encontra a decorrer entres os meses de setembro e outubro.
Marina Ferreira, presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Serzedo e Perosinho, destacou o retorno desta iniciativa referindo que “é uma honra estar presente, é muito gratificante fazer parte destas festas, que são as festas da proximidade com a população. É muito importante estarmos todos juntos, porque é todos juntos que conseguimos sair da nossa área de conforto, falar com os amigos, principalmente nesta altura de retorno à normalidade após dois anos em casa, devido à Covid-19”.