No passado dia 7 de setembro, o passeio anual sénior organizado pela Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho voltou a realizar-se, após dois anos de interregno. Partiram da freguesia gaiense 10 autocarros com mais de 500 seniores até à Quinta Palácio Rauliana, em Famalicão. Pelas 11h realizou-se uma eucaristia celebrada pelo padre Albino Reis e, de seguida, o grupo desfrutou de um almoço e de uma tarde cheia de animação e convívio. Para além dos 500 seniores, o passeio contou com a presença de elementos da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, de Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e de elementos dos Bombeiros Voluntários de Avintes.
O habitual passeio sénior da Freguesia de Vilar de Andorinho contou com a participação de mais de 500 idosos e proporcionou-lhes um dia repleto de animação e convívio. Os 10 autocarros partiram da freguesia gaiense com destino à Quinta Palácio Rauliana, em Famalicão, onde o grupo teve a oportunidade de assistir à missa celebrada pelo padre Albino Reis ou de explorar o local. Após a celebração religiosa, a população sénior de Vilar de Andorinho usufruiu de um almoço recheado, seguido de muita animação e confraternização que se prolongou pela tarde. No final da tarde, o grupo desfrutou de um lanche, acompanhado por uma fatia de bolo e uma taça de champanhe.
Serafim Silva Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, e Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aproveitaram para proferir algumas palavras e reconhecimentos. O presidente da freguesia gaiense começou por agradecer o apoio prestado e “a amabilidade, o carinho” que os presentes lhe deram. Aproveitou também para agradecer a presença de Patrocínio Azevedo “neste dia é muito importante, em que nós estamos com as pessoas da freguesia, com as pessoas que nós amamos e que temos um carinho muito grande”. Salientou ainda que “a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia tem-nos ajudado muito para que, cada vez mais, possamos fazer mais e melhor para a nossa freguesia”.
Serafim Silva Teixeira salientou, em declarações exclusivas ao AUDIÊNCIA, que “era importante fazer um convívio e o nosso objetivo era fazer uma viagem simples onde as pessoas tivessem bem, comessem bem e pudessem divertir-se”. Aproveitou para destacar que “o ambiente tem sido muito bom, porque tentamos criamos aqui o ambiente de amizade, solidariedade e convívio entre todos”. Enalteceu também que “a Junta de Freguesia tem de fazer um esforço maior para que centenas de pessoas possam vir a estes convívios, porque sabemos que cada vez mais as pessoas tem dificuldades em fazer um pequeno passeio, a ir a um pequeno convívio, porque qualquer coisa custa muito dinheiro”. Serafim Silva Teixeira assegurou que na Junta de Freguesia “assumimos este custo sabendo que estamos a fazer um trabalho social e é isso que nos move”. O presidente terminou a sua intervenção realçando que “o melhor trabalho que temos feito, já desde a pandemia e em consonância com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, é o trabalho social que temos desenvolvido com a comunidade local”.
Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, começou por afirmar que “este evento não é só um passeio, é, sobretudo, um momento de encontros. Ao fim de dois anos, onde todos nós estivemos impedidos de organizar neste tipo de eventos, sentimos cada vez mais a necessidade de voltar a realizar estas atividades de convício e confraternização”. De seguida destacou a importância de “agradecer à Junta de Freguesia por aquilo que faz diariamente pela sua população”. O vice-presidente destacou o retorno desta iniciativa referindo que “não é um passeio da terceira idade, é o passeio das pessoas mais experientes da freguesia de Vilar de Andorinho, é isto que eu levo daqui, aquilo que aprendi com cada um de vós e, sobretudo, aquilo que vai ficar nas nossas memórias”.