Jaime Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, marcou presença na apresentação da estratégia de desenvolvimento local, no âmbito do projeto “Save Azores Waves”, integrado no “Save The Waves Coalition”, uma iniciativa da Câmara da Ribeira Grande. A iniciativa teve lugar na ETAR de Rabo de Peixe, com convite aberto à população, e foram prestados esclarecimentos diversos relativamente à empreitada que está a decorrer e que vai canalizar, para aquele equipamento, uma parte das águas residuais da cidade, para tratamento.
A população de Rabo de Peixe tem-se manifestado contra a obra, por isso, Jaime Vieira aproveitou a ocasião para esclarecer que a mesma “não acarreta quaisquer prejuízos ambientais para a vila, na medida em que as águas que a ETAR vai receber serão devidamente tratadas, como de resto tem acontecido ao longo dos anos”. O autarca referiu, ainda, que a “população tem o direito de ser esclarecida relativamente às dúvidas que possa apresentar”, mas vincou que “não se deve confundir a ação da ETAR com outros maus cheiros, pois o tratamento das águas permite a sua reutilização e não causa maus cheiros”.
Para além disso, e edil acrescentou que “a ETAR de Rabo de Peixe tem capacidade para tratar cerca de 1800m³ de água por dia e, atualmente, trata, apenas, 300m³. Com a canalização de parte das águas residuais da cidade passará a laborar ainda a menos da metade da capacidade total para que foi construída, com apoios dos fundos EFTA”.
Jaime Vieira agradeceu a presença de vários cidadãos de Rabo de Peixe no momento e frisou que a “cidadania ativa faz-se através da participação das pessoas”, agradecendo a “preocupação de todos aqueles que, tal como nós, querem o melhor para a nossa vila.” O presidente da Junta de Freguesia terminou afirmando que “estamos do lado das pessoas e, se em algum momento percebermos que algo não está de acordo com o que defendemos para a nossa vila e para as nossas gentes, estaremos aqui para colocar a nossa voz ao lado da voz dos superiores interesses de Rabo de Peixe”.