O presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Nuno Melo, falou, em entrevista exclusiva ao Jornal AUDIÊNCIA, sobre o retorno da normalidade das celebrações da época natalícia e das perspetivas para o ano que se avizinha. O autarca enalteceu, para além do presépio com “figuras em tamanho real” e dos efeitos de iluminação, o retorno do Presépio das Caldeiras das Furnas e referiu que o mesmo “contará com animação musical feita por artistas locais”. Para o próximo ano, Pedro Nuno Melo espera que “este espírito de entreajuda se prolongue” e que 2023 “traga saúde, muita paz, bem-estar e prosperidade”.
Depois de dois anos distintos, fruto dos constrangimentos impostos pela pandemia, este Natal chega com um voto de normalidade. Por conseguinte, no contexto da época natalícia que se avizinha, que iniciativas serão promovidas pela Câmara Municipal da Povoação?
Os “tempos de pandemia” foram, de facto, muito limitativos relativamente ao desenvolvimento das pretensões dos municípios e a Povoação não foi exceção. De qualquer modo, mesmo com algumas limitações, a autarquia tentou assinalar esta data importante levando a cabo, conforme possível, alguns intentos para lembrar a comemoração do Natal, nomeadamente, através da iluminação nas ruas do concelho. Este ano, felizmente, vivemos outra realidade que se vai aproximando da normalidade de outros tempos. Para assinalar a época natalícia, a Câmara Municipal retoma a montagem do “tão afamado” Presépio das Caldeiras das Furnas, que para além das suas caraterísticas peculiares associadas à envolvência do local escolhido para o efeito, falo das fumarolas das Caldeiras das Furnas, contará com animação musical feita por artistas locais, durante os fins de semana até ao dia de Natal. Na freguesia de Povoação teremos patente um presépio com “figuras em tamanho real”, dispersas pelo centro da vila que a juntar aos magníficos efeitos de iluminação, são sem dúvida motivo para visita “obrigatória”. Por outro lado, não poderia deixar de referir o esforço das freguesias, com a iluminação de Natal que contribui para assinalar a época de forma digna e relevante, com destaque para as freguesias de Água Retorta e Faial da Terra que nos apresentam presépios expostos ao público dignos de destaque. A freguesia de Água Retorta tem um presépio tradicional de grandes dimensões e o Faial da Terra um presépio que representa uma réplica da freguesia, ela própria conhecida como o “Presépio da Ilha”.
De que forma é que a autarquia vai apoiar e melhorar o Natal das famílias mais carenciadas?
Não só na época do Natal, mas também ao longo de todo o ano, esta autarquia carateriza a sua ação com uma assumida grande incidência na vertente social e, por isso, posso dizer que estamos atentos aos mais carenciados, nomeadamente, através do regulamento criado para responder à situação de vulnerabilidade social e económica, o qual podemos dizer que muito tem contribuído para mitigar as situações de carência no concelho. Por outro lado, apraz-me dizer que esta autarquia tem um Gabinete de Ação Social bastante dinâmico e interventivo que, ao longo do ano, presta um apoio personalizado, em todas as freguesias do concelho, às populações em diferentes áreas, predominantemente, na vertente social.
Como é que o senhor presidente vai comemorar este Natal?
Tal como habitualmente, o Natal é passado em família, este foi um ensinamento dos meus pais e, até hoje, mantenho os valores da família num plano de destaque, na minha vida. No entanto, não deixarei de estar presente na vida do concelho, na participação e no apoio às várias iniciativas promovidas pelas diversas instituições da Povoação, tentando sempre contribuir positivamente para a dignificação das mesmas e acarinhando-as como bem merecem. Até porque este sentimento de união e partilha está presente em todo o concelho que, pela sua pequena dimensão, é ele próprio uma grande família.
Qual é a mensagem natalícia que gostaria de transmitir à população?
É com um grande abraço fraterno que, nesta quadra festiva, saúdo a todos e, especialmente, os Povoacenses, os que aqui vivem, mas também aqueles que se encontram a trabalhar e a viver noutras partes do mundo, longe da sua terra e dos seus familiares. Estou certo de que seremos capazes de renovar o espírito natalício, relevando a sua vertente solidária e humanista, e que a disponibilidade de cada um para nos ajudarmos uns aos outros será uma referência para superarmos as adversidades da nossa vida comunitária. Que este Natal seja, por todos, comemorado como um momento de grande convívio familiar e uma oportunidade para se reforçarem os laços de amizade e os afetos. A minha maior esperança é que este espírito de entreajuda se prolongue ao longo de todo o próximo ano.
Para terminar, quais são os seus maiores sonhos para 2023?
Termino com um cumprimento muito caloroso a todos e desejando um santo Natal e faço votos para que o ano de 2023 traga saúde, muita paz, bem-estar, prosperidade e proporcione a todos vivências alegres e muito felizes.