A exposição de Árvores de Natal Solidárias 2022 foi inaugurada no passado dia 8 de dezembro, no Largo do Mosteiro, em Rio Tinto. Esta mostra, que vai estar patente até ao próximo dia 6 de janeiro, conta com 41 exemplares, sujeitos a concurso, que foram elaborados pela comunidade escolar e movimento associativo local. A entrada é gratuita e, além das árvores, o público tem a oportunidade de apreciar o tradicional presépio e desfrutar da programação preparada pela Junta de Freguesia, para animar esta época natalícia.
A época natalícia foi inaugurada pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, no passado dia 8 de dezembro, com a mostra de Árvores de Natal Solidárias, que encheu o Largo do Mosteiro de magia e cor. Apesar da chuva, foram centenas os riotintenses que não perderam a oportunidade de admirar os 41 pinheirinhos, que foram elaborados pela comunidade escolar e o movimento associativo local, enquanto os mais pequenos se deliciavam com o algodão-doce e as pipocas, ofertadas pela autarquia. O grupo Badanecos também não faltou e adicionou muita música natalícia a este momento, que contemplou, ainda, a abertura do emblemático presépio da localidade.
Assumindo que esta iniciativa é um sucesso e de extrema relevância, porque conta com o envolvimento de dezenas de associações, Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, enfatizou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “simbolicamente, abrimos o Natal em comunidade, com as nossas instituições, escolas, IPSS e clubes, que participaram, mostrando a sua atividade, dinâmica, empenho e brilho”.
A exposição vai estar patente até ao próximo dia 6 de janeiro e todas as árvores em exibição estão sujeitas a concurso, no âmbito da iniciativa “Natal Solidário”, e habilitadas a vencer um dos três prémios, que serão atribuídos aos primeiros classificados, por um júri, composto por um elemento de cada uma das entidades participantes. Paralelamente, também será atribuída uma Menção Honrosa à árvore que obtiver mais “gostos” no Facebook da Junta de Freguesia de Rio Tinto, até ás 24 horas do dia 23 de dezembro, onde serão divulgados os vencedores, no dia 24. “Nós vamos atribuir um prémio financeiro aos primeiro, segundo e terceiro classificados do concurso oficial, pois é uma forma de apoiarmos a atividade das nossas instituições”, ressaltou o edil.
Atestando que “Rio Tinto somos todos nós”, o autarca sublinhou que “convém, nesta época, que nunca nos esqueçamos de quem mais precisa”, evidenciando que, durante esta quadra, a Junta de Freguesia vai realizar inúmeras iniciativas e que, para além da tradicional iluminação de Natal, exposições e festas, algumas delas são de cariz solidário.
“Nós teremos, agora, a nossa grande iniciativa e o nosso maior investimento, que é o Circo de Natal, que já vem desde 2016. No total, transportaremos, este ano, 3500 crianças, o que exige uma dinâmica enorme, uma vez que serão quatro espetáculos, em dois dias. Aliada ao facto de levarmos todas as crianças, temos a iniciativa de angariação de alimentos «Vamos dar uma prenda ao Pai Natal», que consiste na entrega de um bem de primeira necessidade ou de um brinquedo, à entrada do espetáculo, por parte de cada criança, que, depois, será doado a todos os meninos e meninas que não têm possibilidades. Portanto, as escolas também trabalham esta vertente solidária. Posteriormente, temos a distribuição de cabazes de Natal. Este ano, atribuiremos mais de 200 pelas instituições que fazem parte da nossa rede social e que, diariamente, apoiam as famílias carenciadas”, revelou Nuno Fonseca.
Contando que vai passar o Natal em família, durante um momento que espera que seja de reconforto e de recarregamento de energias, para toda a população, o presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto fez questão de deixar uma mensagem de confiança e esperança, relativamente ao ano novo que se avizinha. “Tenho a certeza de que 2023 vai ser um ano difícil, mas que nós vamos vencer com muita vontade. Os tempos parecem árduos, mas é nestas alturas que as pessoas mostram o seu valor e nós estaremos cá todos e, em comunidade, em partilha, uns com os outros e para os outros, vamos conseguir ultrapassar os momentos difíceis que surgirão e, de hoje a um ano, estaremos, aqui, com a mesma energia e com a mesma alegria, a festejar mais um Natal”, enalteceu.