A 13ª edição dos Portugal Surf Awards premiou, no passado dia 11 de novembro, os melhores surfistas nacionais, numa noite de gala, que coroou os campeões e vencedores da Liga MEO Surf 2022, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, que foram as duas principais estrelas da noite. A cerimónia, que decorreu em Lisboa, distinguiu, ainda, outras individualidades e entidades, que se destacaram ao longo da temporada.
Esta foi a primeira vez que Guilherme Ribeiro se sagrou campeão nacional Open, enquanto Teresa, conquistou o cetro, pela quarta vez na carreira. Além do título, Teresa Bonvalot ainda levou para casa o prémio da Allianz Triple Crown feminina e da melhor onda feminina do ano, enquanto o vice-campeão nacional Vasco Ribeiro foi o autor da melhor onda masculino do ano.
Entre as várias categorias que distinguiram os melhores de 2022, destaque para a eleição de Peniche, como a melhor etapa pelo segundo ano consecutivo, num prémio que foi decido através do voto dos próprios surfistas, que, também, nomearam Guilherme Fonseca e Maria Salgado para vencedores do troféu Surfers’ Surfer, acabando por levar para casa o maior número de troféus. Por conseguinte, o surfista conquistou, ainda, o prémio Personalidade do Ano, Allianz Triple Crown e Pedro Lima Fair Play. Já, a jovem foi, igualmente, a melhor júnior do ano e a surfista distinguida com a maior evolução de 2022, após votação dos media partners da Liga MEO Surf.
Durante os Portugal Surf Awards, que foram organizados pela Associação Nacional de Surfistas e pela FIRE!, em parceria com o MEO, foi também atribuída, pela segunda vez, o prémio que distingue o clube do ano ao Ericeira Surf Club, por decisão inerente à performance dos seus associados.
Por fim, o galardão ANS Share foi entregue ao MEO, enquanto o Prémio Carreira foi conquistado pela Allianz.