A empresa municipal Águas de Gaia lançou um novo serviço, intitulado H2ON, que proporciona aos seus clientes um mecanismo de monotorização de leituras e consumos, alertando, deste modo, para padrões anormais de consumo de água, entre outras informações.
Sem qualquer custo, este serviço tem como objetivo oferecer aos seus clientes um conjunto de mensagens personalizadas, relacionadas com o abastecimento de água, saneamento e águas pluviais.
Segundo a Águas de Gaia, os clientes interessados podem registar-se no site da empresa, em www.aguasgaia.pt, ou usando um QR Code e, ao aderirem, recebem “notificações com alertas de consumos anormalmente altos, que podem ser indicativos de fugas de água. Este é um serviço que tem como intuito ajudar o consumidor final”.
Deste modo, para além de se evitar o pagamento de contas da água muito altas, por via de fugas, tem também um efeito importante, no que diz respeito à redução de perdas de água e, por consequência, é, igualmente, amigo do ambiente.
Para Miguel Lemos Rodrigues, presidente da Águas de Gaia, “este é um serviço que pretende reforçar a confiança e a boa relação comercial entre a Águas de Gaia e os seus clientes, prevendo situações em que estes são confrontados com faturas com valores altos a pagar devido a fugas que, muitas vezes, não são por eles detetadas”.