AEBA ANUNCIOU INO.BA+ PARA FORTALECER EMPRESAS DO BAIXO AVE

Apoiado pelo NORTE 2020, na medida SIAC — Sistema de Apoio às Ações Coletivas — Tipologia Qualificação, o projeto INO.BA acabou de entrar numa nova fase. Agora INO.BA+, esta iniciativa da Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) visa construir e promover uma maior sustentabilidade e resiliência no ecossistema de inovação empresarial da região, através de ações concretas, de criação e ativação de uma marca coletiva, assim como de iniciativas de diplomacia económica.

Através deste sistema de apoio às ações coletivas, a AEBA vai criar e disponibilizar às PME’s e empresários da sua área geográfica, centros de conhecimento e de I&D+i, investidores e financiadores nacionais e internacionais, órgãos da administração pública, meios de comunicação social e líderes de opinião, entre outros, um conjunto de iniciativas dinamizadoras do ambiente de inovação, além daquelas que já estão em curso, como, por exemplo, workshops, seminários, encontros de negócios, meetings, apresentação de estudos de caso e benchmarking, assim como grupos de trabalho e reflexão sobre inovação.

Na prática, segundo a Associação Empresarial do Baixo Ave, “o INO.BA+ passa pela criação e ativação de uma marca coletiva, mapeamento de oportunidades de inovação setorial, desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de intelligence e capacitação para a inovação, sustentabilidade e resiliência no Baixo Ave e, ainda, ações de informação, sensibilização e networking, ou seja, uma forma de promover, comunicar e disseminar resultados decisivos para a área da inovação empresarial da região. Trata-se de informação relevante, disponível e capaz de qualificar as cadeias de valor existentes ou a explorar no Baixo Ave”.

Por conseguinte, de acordo com a AEBA, este projeto vai permitir “aumentar os níveis de comunicação, organização, articulação e integração das empresas do território, além de gerar maiores níveis de notoriedade económica e promover ofertas inovadoras do território no exterior”.