As festas de Nossa Senhora do Rosário voltaram, após dois anos de interregno causados pela pandemia da Covid-19, a Rabo de Peixe, na Ribeira Grande. O evento religioso e cultural, organizado pela comissão de festas local com o apoio da Junta de Freguesia, decorreu entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro. O evento contou com as habituais atividades religiosas e culturais, entre elas, a procissão, diversas atuações e o espetáculo de pirotecnia. A tradicional festa desta freguesia contou com a presença de várias individualidades como Jaime Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Nuno Pacheco de Sousa, pároco local, e, ainda, Carlos Anselmo, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
As festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, na vila piscatória de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, encerraram o ciclo de festividades religiosas de verão na costa norte da Ilha de São Miguel. Entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro, a população de Rabo de Peixe foi presenteada com um vasto painel de atividades, que transmitiram aos presentes as tradições e costumes desta região. A Junta de Freguesia de Rabo de Peixe contribuiu de forma ativa, quer a nível de ornamentação, quer a nível de apoios, para a concretização desta festividade. Um dos destaques destas festas foi a ornamentação presente nas ruas da vila, composta por tapetes feitos de flores, aparas e farelo de madeira tingidos com diversas cores e que embelezaram as ruas por onde a procissão passou. Outro dos pontos altos desta celebração foi a envolvência da população na ajuda e participação nas atividades proporcionadas. O evento contou com uma parte lúdica para todos os gostos e idades, desde conjuntos de música e dj´s aos habituais carrinhos de choque e barraquinhas.
Foram inúmeras as pessoas que fizeram questão de marcar presença ao longo dos oito dias de celebrações. Entre os dias 26 e 28 de setembro decorreu o tríduo preparatório, o qual contou com confissões e entrega de flores na Ermida de Nossa Senhora do Rosário. Já no dia 30 de setembro teve lugar a procissão de mudança da imagem da Ermida de Nossa Senhora do Rosário para a igreja, a inauguração das luzes seguida da celebração da Missa do Emigrante e, ainda, um serão musical e a abertura do bazar e da barraca da igreja. Os dias 1, 2 e 3 de outubro foram marcados por iniciativas religiosas e culturais, entre elas, missas, procissões, arrematações e serão musical. Importa salientar que, no dia 2 de outubro, realizou-se a Missa Solene e, durante a tarde, a imagem saiu à rua, acompanhada por muitos devotos, e o cortejo percorreu as ruas da vila piscatória numa bênção à comunidade. O último dia da festa de Nossa Senhora do Rosário foi recheio de atividades, entre elas, a missa, a venda de caçoilas e malassadas, a favor da igreja, os talentos da vila, a cantata a Maria na igreja, a despedida da imagem e terminou com um majestoso espetáculo de fogo de artifício.
As festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, que contemplam uma das maiores procissões da Ilha de São Miguel, terminaram com a esperança de que os emigrantes que não conseguiram marcar presença nesta edição o possam fazer em 2023.