No passado dia 25 de novembro decorreu, na renovada sala de exposições da Biblioteca Municipal de Gaia, a inauguração da Exposição Anual de Sócios. O evento, inserido no Projeto Onda Bienal, foi organizado pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Várias pessoas marcaram presença nesta mostra, entre elas, Agostinho Santos, presidente dos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, Paula Carvalhal, vereadora municipal, e vários artistas com obras patentes nesta exposição.
A Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural inaugurou, na Biblioteca Municipal de Gaia, a Exposição Anual de Sócios, a qual esteve patente até 31 de dezembro de 2022. A iniciativa, inserida no Projeto Onda Bienal e com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, contou com mais de sessenta trabalhos de diferentes técnicas, executados por diversos artistas, entre eles, António Bessa, Avelino Rocha, Balbina Mendes, Cabral Pinto, Carmo Diogo, Fernando Barros, Florentina Resende, Joana Antunes, Jorge Braga, José Alberto Mar, Júlia Pintão, Marianne Pradier, Meireles de Pinho, Rosa Dixe e Rui da Graça.
Agostinho Santos, presidente da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, começou por saudar os presentes e afirmou que “foi um dia muito feliz, porque, finalmente, conseguimos realizar uma exposição anual”. O presidente enalteceu a presença de Paula Carvalhal, vereadora municipal, e salientou que “sem o apoio da Câmara Municipal não poderíamos fazer nada que se compare ao que fazemos, nomeadamente, a Bienal de Gaia”. Agostinho Santos referiu que “a exposição contou com a participação de 64 artistas” e que “uma mostra como esta é muito importante para a vida de um artista, porque incentiva as pessoas a fazer algo”. Para o presidente da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, “a importância da Anual de Sócios é interessante, porque motiva as pessoas a estarem no atelier a fazer coisas. Acho que foi uma excelente exposição, onde demos oportunidade a toda a gente e, de uma maneira geral, dignificou os artistas de Gaia e o município gaiense”.
Sobre a Bienal de Gaia, Agostinho Santos destacou a responsabilidade da realização da 5ª edição e enalteceu que “é com todo o orgulho que vos digo que, apesar de termos uma Bienal jovem, já somos a maior Bienal em termos de obras, de artistas e exposições”. O presidente da cooperativa cultural referiu que “nas últimas duas Bienais tivemos oito municípios, agora vamos ter 12” e desvendou que existem “municípios, associações de artistas e autarcas que estão interessados em receber a Bienal de Gaia”. Paula Carvalhal, vereadora da Cultura e Programação Cultural, fez questão de marcar presença no evento e começou por agradecer o convite e, ainda, felicitou Agostinho Santos “por mais uma iniciativa que junta muitas caras amigas”. A vereadora municipal reconheceu que “foi importante para nós voltar a ter esta exposição” e que, apesar de o município não ter muitos espaços para este tipo de iniciativas, “já estão a ser feitos progressos nesse sentido”. Paula Carvalhal terminou a sua intervenção congratulando os artistas que participaram na exposição e com uma mensagem do município gaiense de “continuidade da parceria entre a Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia”.