MATOSINHOS PREPARA A COLOCAÇÃO DE MAIS DE 200 FOGOS PARA ARRENDAMENTO ACESSÍVEL

Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, participou no debate “Habitação Acessível”, no âmbito da X Semana da Reabilitação Urbana do Porto, onde foram abordados os principais desafios que o município de Matosinhos enfrenta no acesso à habitação.

Apesar de a oferta municipal de habitação social em Matosinhos superar a média nacional, Manuela Álvares explicou que “a dinâmica recente da realidade social excedeu o cálculo resultante do levantamento das necessidades habitacionais de 2019, que serviu de base para a definição da Estratégia Local de Habitação do Município, impondo-se, assim, a sua revisão”.

A resposta a estas necessidades implica um investimento que ultrapassa os 57 milhões de euros. A solução passa, não só, pela construção de habitação social, mas, também, pela aposta no arrendamento acessível. Nesse sentido, o Município de Matosinhos celebrou um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), para colocação de mais de 200 fogos para arrendamento acessível.

Manuela Álvares afirmou, ainda, que “a construção de habitação para colocação no mercado de arrendamento, pelo próprio Município, em regime de arrendamento apoiado, ou através de cooperativas ou da iniciativa privada, atenua a pressão da procura”, mas concluiu que “a condição essencial para tornar mais eficiente esta resposta passa pela desburocratização e simplificação procedimental designadamente na utilização da Plataforma do Arrendamento Acessível, quer pelos proprietários quer pelos candidatos ao arrendamento”.