COLÉGIO DE GAIA DISSE ADEUS À TAÇA FAP

A Federação de Andebol de Portugal criou, na presente época, uma nova competição, a Taça FPA. Esta prova é composta por quatro grupos de três equipas, onde o primeiro classificado de cada zona apura-se para a fase final da competição, no próximo mês de abril. A formação orientada por Paula Marisa Castro teve pela frente dois adversários difíceis, o ABC de Braga/ UMinho e a ADA São Pedro do Sul. O primeiro duelo da equipa gaiense decorreu, no passado dia 14 de janeiro, com a deslocação ao reduto da ADA São Pedro do Sul, que acabou por se traduzir numa derrota expressiva por 29-18. O confronto contra o ABC de Braga, inicialmente marcado para dia 7 de janeiro teve de ser reagendado devido a condições atmosféricas, e traduziu-se numa vitória, pela margem mínima, para as comandadas de Paula Marisa Castro (27-26).

 

A Taça FAP é a mais recente aposta da Federação de Andebol de Portugal para as equipas do Campeonato 1ª Divisão Feminina, de forma a combater os longos períodos sem jogos. No início da competição existiam quatro grupos de três equipas, onde os quatro primeiros classificados da época transata foram cabeças de série e as restantes equipas, de cada grupo, foram sorteadas. A formação orientada por Paula Marisa Castro ficou colocada na zona 1 junto com o ABC de Braga/ UMinho e a ADA São Pedro do Sul. Já na zona 2 ficaram as equipas insulares, Madeira SAD e CS Madeira, juntamente com o CDE Gil Eanes. As atuais campeãs nacionais e detentoras da Taça de Portugal e Supertaça ficaram com o ARC Alpendorada Heavy OJP e a CA Leça, na zona 3. Por fim, na zona 4 ficaram o SIR 1º de Maio ADA CJB, Maiastars e Alavarium Love Tiles.

O Colégio de Gaia/ Colgaia, CDE iniciou o seu percurso nesta competição com a deslocação, no passado dia 14 de janeiro, ao reduto da ADA São Pedro do Sul. A formação de João Florêncio impôs-se desde cedo no encontro e saiu para o intervalo na frente por 17-9. Na segunda metade, o ritmo do jogo abrandou e a equipa gaiense conseguiu ser mais eficaz, mas a vitória sorriu para as locais, com o resultado final de 29-18. O destaque individual desta partida vai para Alexandra Shunu com sete golos, mostrou-se o motor da equipa sampedrense. No dia 22 de janeiro foi a vez da ADA São Pedro do Sul viajar até à cidade de Braga e defrontar a equipa local. O encontro foi de sentido único, onde a formação orientada por João Florêncio foi superior em praticamente todos os momentos do jogo, tendo chegado ao intervalo a vencer por 12-19. Na segunda parte, o ABC de Braga/UMinho não foi capaz de reverter o resultado e a ADA São Pedro do Sul confirmou o triunfo por 21-23. O duelo entre gaienses e bracarenses inicialmente agendado para dia 7 de janeiro teve de ser reagendado devido a questões atmosféricas. A partida decorreu no dia 29 de janeiro e a vitória sorriu à formação orientada por Paula Marisa Castro. Num jogo onde as defesas se superiorizaram aos ataques, as equipas recolheram ao balneário em igualdade (13-13). No regresso do descanso o destaque permaneceu nas exibições defensivas, com destaque para as guardiãs das duas equipas. O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta e, no final, o Colégio de Gaia/ Colgaia, CDE garantiu a vitória por 27-26. A nível individual o destaque vai para as prestações de Nádia Gonçalves (ABC de Braga), com oito golos e de Nair Pinho (Colégio de Gaia) com seis golos assinados.

Com estes resultados, a ADA São Pedro do Sul agarrou a vaga para a Final Four da prova, após somar dois triunfos na fase de grupos, e irá encontrar o Alavarium Love Tiles, Madeira SAD e SL Benfica, todos eles cabeças de série de cada uma das quatro zonas. Na fase final desta competição, agendada para os dias 15 e 16 de abril, a zona 1 irá cruzar com a zona 2 e a zona 3 com a zona 4, o que quer dizer que a ADA São Pedro do Sul vai defrontar o Madeira SAD e o SL Benfica irá medir forças com o Alavarium Love Tiles.

 

Campeonato 1ª Divisão Feminina: Colégio de Gaia perdeu contra ADA São Pedro do Sul

No passado dia 21 de janeiro, a contar para a Jornada 8 do Campeonato 1ª Divisão Feminina, gaienses e sampedrenses voltaram a encontrar-se, precisamente uma semana depois do último confronto. A equipa de São Pedro do Sul entrou bem no encontro, chegando a um parcial de 0-3, mas as gaienses foram crescendo e reduziram para apenas dois (7-9). Após 30 minutos, o placard marcava 13-16 para as comandadas de João Florêncio. Na segunda parte, Helena Soares (COL) e Mónica Soares (ADASPS) destacavam-se, com cinco golos cada. A ADA São Pedro do Sul conseguiu alcançar uma maior vantagem e garantiu a vitória por 20-26. Alexandra Shunu, com sete golos, foi a melhor marcadora do encontro. Importa, ainda, salientar que o Colégio de Gaia/ Colgaia, CDE tem um mês de fevereiro com três desafios importantes, a contar para o campeonato nacional, frente ao SIR 1º de Maio ADA CJB, ARC Alpendorada Heavy OJP e Alavarium Love Tiles.