Vamos conhecer melhor este visual “pintado de verde”?
Tem presente aqueles produtos que apresentam na embalagem palavras como “sustentável” ou “melhor para o planeta” com imagens ou simbologia em tons verde? E aquelas garrafas feitas de “materiais reciclados” ou produtos de cuidado da pele” 100% naturais”, mas sem qualquer informação que sustente esses argumentos? São exemplos comuns de greenwashing!
O que podem os consumidores fazer?
Os consumidores podem começar por duvidar de expressões vazias ou banais, alegações ambientais genéricas, vagas e exageradas que, na verdade, apenas querem convencer o consumidor que fazem compras mais sustentável. Desconfiar antes de escolher, interrogar-se e informar-se antes de comprar! Nem tudo o que é verde é amigo do Planeta!
O que está a ser feito para proteger os consumidores?
A União Europeia está a trabalhar numa solução que proporcionará aos consumidores informações essenciais e fiáveis sobre as características verdes de um produto. A iniciativa legislativa, que será apresentada nos próximos meses, obrigará as empresas a justificar as alegações ambientais mediante a utilização de métodos previamente definidos.
Enquanto tal não acontece, a DECO e os consumidores exigem às empresas que Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são!