A Casa do Povo da Ribeira Grande, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, homenageou as emigrantes, através da colocação de uma placa na praça que lhes é dedicada. O momento contou com a presença do presidente da Direção, à data, Albano Melo Garcia, alguns emigrantes que regressaram ao concelho para viver o período de reforma e as crianças que frequentam a rede de CATL’s da instituição.
“Homenagem aos filhos desta terra que honram o bom nome da Ribeira Grande na diáspora”, é a inscrição que se pode ler na placa e que perpetua, num local de enorme simbolismo, o reconhecimento pelo caminho de sucesso que muitos emigrantes têm trilhado, por exemplo, nos Estados Unidos da América, Bermudas, Canadá, entre outros destinos.
A acompanhar a cerimónia esteve, também, o presidente da Associação dos Emigrantes dos Açores, Rui Faria, as deputadas Délia Melo e Vitória Pereira, assim como o diretor de serviços das Comunidades e Migrações, Nuno Cardoso Dias, em representação do diretor regional das Comunidades, José Andrade.
O evento contou, ainda, com um momento musical interpretado por Ricardo Melo.