AUGUSTO SANTOS SILVA RECEBE ANAM

Uma delegação da ANAM foi recebida pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, para entregar em mãos a toda a Mesa da Assembleia da República e aos líderes dos Grupos Parlamentares, os acessos ao Curso de Literacia Política e Cidadania, lançado no passado dia 25 de abril, em colaboração com a Porto Editora.

Este Curso de Literacia Política e Cidadania, pensado e direcionado sobretudo aos eleitos dos vários municípios que a ANAM agrega e aos quais foram disponibilizados gratuitamente, mais de 3 mil acessos, também se destina aos estudantes e público em geral, proporcionando o conhecimento indispensável para a relação entre eleitos e eleitores. O curso está disponível em formato e-learning, disponível através da plataforma “Academia Virtual”, a partir da qual os participantes têm acesso a uma série de conteúdos organizados em vídeos e documentação esquematizada para fácil apreensão dos conteúdos. O que é ser cidadão, como exercer a cidadania, como e para que votamos, como está organizado o poder local, que competências tem e como funciona, são alguns dos temas abordados neste curso.

Albino Almeida, Presidente da ANAM, afirmou, na altura, que “este Curso de Literacia Política e Cidadania constitui um importante instrumento para que todos possamos compreender como funcionamos em sociedade e de que forma o poder local contribui para a manutenção do exercício da democracia em liberdade”. “Isto é válido, tanto para os eleitos locais como para os restantes cidadãos, para que se tornem numa voz mais ativa, esclarecida e informada”, acrescentou.

Nesta audiência com Presidente da Assembleia da República, foi ainda abordado o trabalho e os contactos estabelecidos pela ANAM com as Comissões Parlamentares e falada a possibilidade de existir um Grupo de Trabalho constituído por vários deputados, que são Presidentes de Assembleias Municipais e por outros PAM’s contactados pela ANAM e que tem como base de trabalho as alterações pontuais na Legislação Autárquica. Ficou acordado realizar-se brevemente um evento na Assembleia da República com esse objetivo, contando com a disponibilidade do Senhor Presidente da Assembleia para a Sessão de Abertura.