O altar – palco que vai acolher três dos eventos principais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 – Missa de Abertura, Acolhimento e Via Sacra – começou a ser montado no passado fim de semana, no alto do Parque Eduardo VII. Os trabalhos para edificação desta obra, que ficará localizada entre as colunas projetadas pelo arquiteto Keil do Amaral, têm uma duração prevista de um mês.
Da autoria do arquiteto João Matos, o altar – palco terá 40 metros de largura e 24 metros de altura, ocupando uma área total de 430 m2. A obra custará cerca de 450 mil euros e será totalmente suportada pela Fundação JMJ Lisboa 2023, com o apoio de uma entidade privada.
Neste altar – palco será celebrada a missa de abertura da JMJ Lisboa 2023, que decorrerá no dia 1 de agosto e será presidida pelo cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. No dia 3, será aqui assinalado o Acolhimento dos peregrinos e, no dia seguinte, será celebrada a Via Sacra – cerimónias que marcam o grande reencontro do Papa Francisco com os jovens peregrinos que vieram de todo o mundo para participarem na JMJ.