Barcelos foi o destino do passeio anual da terceira idade, promovido pela União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma (SOLC). Esta iniciativa decorreu no passado dia 13 de setembro e contou com a participação de 800 pessoas, que passearam na Freguesia de Balasar, na Póvoa de Varzim, e foram agraciadas com um banquete na Quinta da Granja, no concelho barcelense. Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, os padres Alexandre e Campos, assim como os Bombeiros Voluntários de Crestuma foram presenças significativas neste evento, que foi repleto de convívio e alegria.
Com o objetivo de combater o isolamento social e proporcionar à população sénior um dia especial, a União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma (SOLC) promoveu, no passado dia 13 de setembro, mais uma edição do passeio anual da terceira idade, que contou com a participação de 800 idosos oriundos destes territórios.
Esta iniciativa teve início pelas 7h30, com a partida dos 16 autocarros rumo à Freguesia de Balasar, na Póvoa de Varzim, onde os seniores tiveram a oportunidade de explorar a localidade e de participar numa missa celebrada pelo padre Alexandre Moreira, da paróquia de Santa Maria de Sandim, na Igreja Paroquial deste território.
Mais tarde, os idosos deslocaram-se até à Quinta da Granja, em Barcelos, onde os esperava um banquete e uma tarde repleta de confraternização e animação. Findo o almoço, os participantes começaram a explorar o local e, enquanto uns aproveitaram os espaços verdes sublimes, que envolviam extensos relvados e cascatas de água para confraternizar, outros juntaram-se ao momento dançante, que se prolongou até à hora do lanche. No final da merenda, os idosos foram agraciados com uma lembrança e regressaram aos seus territórios com um sorriso no rosto, acompanhado da ânsia de voltarem a fazer parte desta iniciativa.
Durante o certame, Manuel Azevedo, presidente da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, fez questão de ressaltar a importância deste passeio, que proporciona um dia de encontros e reencontros, marcado pelo convívio, muitos sorrisos, alegria e boa disposição. “É com muita satisfação que vos vejo, hoje, aqui reunidos numa iniciativa que se tornou numa tradição, pela qual muitos esperam anualmente para conviver com os amigos que já não veem há muito tempo. É esse o objetivo deste passeio, proporcionar que as pessoas possam divertir-se e reencontrar amigos. Muito obrigado pela vossa participação”, afirmou o edil, na ocasião, não escondendo que “a minha vontade era fazer este passeio duas vezes por ano, não por aquilo que vocês comem ou bebem, mas pelo convívio, que é muito mais importante do que uma sandes ou uma garrafa de vinho”.
Agradecendo a todos os monitores que acompanhavam os seniores e que “andam, aqui, por carolice, não por interesse ou dinheiro”, o autarca recordou que “este executivo tem apostado na realização e apoio a inúmeras atividades que promovem o bem-estar das pessoas, especialmente das crianças e dos menos jovens que, ao longo da sua vida, trabalharam e que hoje merecem ser cuidados de uma forma especial. Tudo o que possamos fazer pode parecer pouco, mas é feito com o carinho de quem tem poucos recursos, mas uma vontade imensa de proporcionar momentos felizes”.
No contexto desta atividade que é direcionada especificamente à terceira idade, Manuel Azevedo garantiu, ainda, que “o nosso trabalho é promover o desenvolvimento da nossa terra e o bem-estar da população, proporcionando a melhoria da qualidade de vida. Esta tem sido a nossa principal preocupação”.
Presente nesta iniciativa, Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, também dirigiu a palavra aos presentes, reforçando que “eu próprio também fui presidente de Junta durante 12 anos e sei perfeitamente a importância deste dia de convívio. É, sobretudo, um dia de partilha, cumplicidade, amizade, de rever aqueles que muitas só vemos uma vez no ano e aproveitamos para estar com eles e de alguma forma viver a vida e a amizade, que é fundamental nos tempos que correm”.
Afiançando que a União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma tem demonstrado sempre vontade de colaborar com a Câmara Municipal de Gaia, o edil evidenciou a amizade e o trabalho realizado pelo autarca destes territórios, que descreve como sendo “abnegado na defesa dos interesses da sua freguesia. Todos os presidentes de Junta querem o melhor para a sua localidade, mas o Manuel Azevedo é daqueles que se debate mais, porque gosta do seu território e gosta daquilo que faz. Ele, efetivamente, é um homem de coragem e um homem de trabalho”.