ORDEM DOS ENFERMEIROS DOS AÇORES SATISFEITA COM A DECISÃO RELATIVA À VACINAÇÃO

Presidida por Pedro Soares, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros congratulou, em comunicado, a recente decisão da tutela da saúde de não replicar no arquipélago o alargamento do processo de vacinação às farmácias comunitárias, salvaguardando, assim, a manutenção deste processo, exclusivamente, por enfermeiros.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros, trata-se de “um reconhecimento do mérito e capacidade dos enfermeiros, para continuar a assumir esta responsabilidade”. “É com grande satisfação que vemos a decisão de confiar a vacinação nos Açores aos enfermeiros e não cair no erro que está a acontecer a nível nacional. Esta medida reconhece o papel fundamental que os enfermeiros desempenham na saúde pública, destacando a sua competência e capacidade de liderança na administração de vacinas”, ressaltou o presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores.

Assegurando que os enfermeiros estão preparados para assegurar que a vacinação seja eficaz e segura, contribuindo para a proteção da população açoriana, Pedro Soares destacou que “não é por acaso que os Açores têm na sua história as maiores taxas de cobertura vacinal, principalmente aquelas incluídas no Plano Regional de Vacinação”, congratulando “o Governo Regional pela sensibilidade neste processo, onde mais uma vez a nossa população está acautelada da melhor forma”.