A 15ª edição da Geração Depositrão contou com a participação de 431 escolas a nível nacional, que recolheram mais de 416 toneladas de resíduos eletrónicos e pilhas, 12 das quais oriundas da Região Autónoma dos Açores, que reuniram, no total, 33,7 toneladas deste tipo de resíduos.
A Escola Básica e Secundária da Calheta, na Ilha de São Jorge, juntou 22,9 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos, tendo ficado em primeiro lugar a nível nacional. Por outro lado, este estabelecimento de ensino também alcançou o lugar cimeiro do pódio na recolha de seis toneladas de equipamentos de frio obsoletos.
Promovido pela European Recycling Platform (ERP) Portugal, em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do programa Eco-Escolas, o projeto Geração Depositrão apoia as escolas participantes com contrapartidas financeiras e contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correto encaminhamento deste tipo de remanescentes. “O valor global de prémios que serão entregues às escolas, no evento do Galardão 2023 ultrapassa os 55 mil euros”, mencionou a ERP Portugal em comunicado.
Para Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, “a adesão de tantas escolas e participantes a este projeto e os resultados obtidos com a atividade de recolha de REEE e RP&A vem reforçar o sucesso da Geração Depositrão e o impacto desta, contribuindo, cada vez mais, para o fomento de uma economia circular nas gerações futuras. Queremos agradecer e dar os parabéns pela envolvência da comunidade escolar, alunos, professores, famílias e os coordenadores deste projeto”.