Coimbra foi o destino do passeio anual da terceira idade, promovido pela União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo. Esta iniciativa decorreu no passado dia 30 de setembro e contou com a participação de 1200 pessoas, que passearam junto à margem do Rio Mondego e foram agraciadas com um banquete nas Caves de Coimbra. Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, o cantor Daniel Fernandes e os Bombeiros Voluntários dos Carvalhos foram presenças significativas neste evento, que foi repleto de convívio e alegria.
Com o objetivo de combater o isolamento social e proporcionar à população sénior um dia especial, a União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo promoveu, no passado dia 30 de setembro, mais uma edição do passeio anual da terceira idade, que contou com a participação de 1200 idosos, oriundos destes territórios.
Esta iniciativa teve início pelas 8h30, com a partida dos 21 autocarros rumo a Coimbra, onde os seniores tiveram a oportunidade de explorar as margens do Rio Mondego.
Mais tarde, os idosos deslocaram-se até às Caves de Coimbra, sita nesta localidade, onde os esperava um banquete e uma tarde repleta de convívio e animação. Findo o almoço, os participantes começaram a explorar o local e enquanto uns aproveitaram a oportunidade para confraternizar e recordar, outros não resistiram ao momento dançante, que foi protagonizado pelo cantor oriundo de Vila Nova de Gaia Daniel Fernandes e se prolongou até à hora do lanche, que antecedeu a homenagem, feita pela Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, ao sénior mais velho de cada autocarro. No final da merenda, os gaienses regressaram aos seus territórios com um sorriso no rosto, acompanhado da ânsia de voltarem a fazer parte desta iniciativa.
Durante o certame, Filipe Silva Lopes, presidente da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, fez questão de ressaltar a importância deste passeio, que proporciona um dia de encontros e reencontros, marcado pelo convívio, muitos sorrisos, alegria e boa disposição. “Trata-se de um convívio brutal, que é muito difícil de organizar, devido ao elevado número de pessoas. É relevante enaltecer este momento de encontro entre as pessoas. Este ano, decidimos vir a um espaço novo, para vocês conhecerem outros lugares, mas mais importante do que o local e do que a ementa é, efetivamente, o convívio e o facto de estarmos e falarmos uns com os outros”.
Agradecendo à Câmara Municipal de Gaia pelo apoio, assim como a todos os guias que acompanhavam os seniores, o edil ressaltou, em exclusivo ao AUDIÊNCIA, que “este passeio é o evento do ano, quer pela sua dimensão, quer pelo número de pessoas que temos aqui, assim como por toda a logística associada e que faz com que seja uma iniciativa que nós consideramos muito importante e de risco elevado, porque tudo tem de correr bem e estamos a falar de pessoas idosas, muitas delas com dificuldade de mobilidade e nós tentamos fazer o máximo e o melhor possível para minimizar as dificuldades que um ou outro sénior poderão ter”.
Para o presidente da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, esta edição “correu muitíssimo bem”, tendo representado “mais um dia de satisfação e um momento de dever cumprido. Trazer, aqui, 1200 pessoas não é fácil. Podíamos ter trazido os seniores em dois dias, à semelhança dos anos anteriores, mas as pessoas pediram-nos para virmos num só dia, porque queriam estar com os amigos, vizinhos, familiares e conhecidos, com os quais não se cruzam tanto durante o ano e, neste momento, conseguem estar umas com as outras. Por isso, foi um desafio maior e penso que foi o maior passeio sénior de Vila Nova de Gaia, mas os desafios são para ser ultrapassados e vencidos. Estou com a consciência tranquila de que dei o meu melhor, no dia a dia, juntamente com a minha equipa, em prol da freguesia”.
Presente na iniciativa, Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, felicitou a União de Freguesias pela organização, porque “só com uma equipa fantástica é que se consegue juntar esta gente toda num dia e se consegue fazer um momento como este, que, para nós, Câmara Municipal, é muito importante e gostamos de estar presentes. Nós vamos a todos os passeios seniores de todas as freguesias, exatamente, porque valorizamos muito estes momentos de contacto e estes dias que são memoráveis para toda a comunidade, porque são eventos em que as pessoas se encontram, reencontram e conseguem conviver”.
Evidenciando o facto de, para muitos seniores, este ser “o único passeio que fazem no ano, com estas características”, a edil gaiense afiançou que é “um dia que fica na memória coletiva de todos e por isso mesmo também fazemos uma parceria direta com as Juntas de Freguesia, porque somos um município que se preocupa e cuida das pessoas”.