A presidente da Assembleia Municipal da Cidade da Praia e do Conselho Geral da Associação de Municípios de Cabo Verde, Clara Marques, realizou, no início de janeiro, um périplo pela região centro de Portugal, estabelecendo contactos com municípios com os quais mantém ou pretende estabelecer contactos institucionais e parcerias de colaboração.
A visita aconteceu a convite da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), que em 2023 visitou a cidade cabo-verdiana. Coimbra, Leiria e Aveiro foram as três cidades visitadas, tendo sido identificadas áreas de colaboração, nomeadamente no que diz respeito à valorização da língua portuguesa no mundo lusófono, assim como questões de posicionamento estratégico ao nível do desenvolvimento económico, social e turístico.
“Congratulamo-nos com este estreitar de laços que mostra bem a vivacidade e dinamismo do poder local em países que, ao fomentar a colaboração entre si, só têm a ganhar em matéria de articulação de estratégias e políticas para o bem dos respetivos municípios e, com isso, dos dois países em concreto e dos países falantes de língua portuguesa no geral”, afirma Albino Almeida, presidente da direção da ANAM.
Os encontros serviram para partilhar estratégias de desenvolvimento dos municípios, no quadro de uma cooperação descentralizada, reconhecendo a importância da partilha de políticas públicas, nomeadamente ao nível da valorização da democracia participativa. A formação qualificada de recursos humanos e a promoção do ensino da língua portuguesa foram outros dois temas em reflexão e análise.
“A ANAM tem vindo a desenvolver vários esforços no âmbito desta cooperação descentralizada. Nesse sentido, irá promover, em junho, em Oeiras, as Jornadas Municipais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) precisamente para aprofundar trabalho nesta área”, conclui Manuel Ferreira Ramos, coordenador do Centro de Valorização de Eleitos Locais (CVEL) da ANAM.