Depois de ter lançado este seu segundo livro em Abril de 2022, Paulo Matias, apresentou esta sua obra, no passado sábado na Feira do livro em segunda mão, que está a decorrer até ao próximo dia 28 de Abril 2024, no Convento Madre de Deus da Verderena no Barreiro.
Quando questionado, sobre o porquê de o fazer novamente disse : “Os livros não têm sentido sem leitores. Uma Feira do Livro, ainda que em segunda mão, o que é meritório porque dá nova vida aos livros que já não queremos, permite o contacto direto com leitores. No caso da Noite dos Heróis que narra com foi preparado o golpe militar do 25 de Abril, feito de que agora comemoramos o cinquentenário é, o meu modesto contributo para agradecer aqueles homens que arriscaram tudo para dar ao país que defendiam um futuro melhor.”
O engenheiro civil habituado a erguer estruturas em aço e betão, Paulo Matias, afirma ter escolhido a temática para a sua obra literária, intitulada “A Noite dos Heróis”, “a partir de um artigo publicado no jornal Expresso, em Julho de 2019, no qual se identificava a doação do espólio do coronel Sousa e Castro à associação Ephemera”.
O artigo nascera de uma entrevista que a jornalista fizera ao militar na reserva, no na qual este contou a viagem realizada a 23 de Abril de 1974, entre Lisboa e o Porto, para a entrega do Plano de Operações do golpe militar. A primeira ideia para a obra foi a de narrar as peripécias desta viagem, mas “a partir das conversas mantidas com três das principais figuras do 25 de Abril”, e cedo a escrita assumiu o objectivo de traçar o retrato dos momentos que antecederam o dia que pôs fim “ao anacrónico regime politico que governava o País”.
“Tendo por personagens as pessoas reais, o livro narra como foram vividos os momentos de tensão e de ansiedade, mas também de profunda esperança, à medida que a conspiração ia ganhando forma”.