As palavras são de Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, durante a sessão municipal comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O Auditório do Centro Paroquial de Mafamude recebeu, no passado dia 18 de abril, a sessão municipal comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 da União de freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso.
O evento, promovido pela autarquia gaiense em todas as freguesias do concelho, começou com um momento musical protagonizado pelo ensemble de guitarras do Conservatório Regional de Gaia, seguido de um vídeo de balanço da execução municipal nos últimos 10 anos.
Na altura, Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, admitiu que este era “um marco histórico que moldou os destinos da Nação” que deve ser relembrado “com respeito e gratidão, pelos sacrifícios de todos os que lutaram pela liberdade e pela democracia”.
“O 25 de Abril de 74 não foi apenas uma revolução política, mas também uma revolução de ideias, de sonhos e de aspirações. Foi o dia em que o povo português reivindicou o seu direito à liberdade, à justiça e à dignidade. O dia em que as correntes de opressão e censura foram dizimadas, dando espaço a uma sociedade mais inclusiva, mais igualitária e mais justa”, afirmou a autarca.
“Comemorar Abril é também celebrar o poder local. Uma das maiores conquistas da democracia portuguesa. Ao poder local deve-se também muito do desenvolvimento que o país conheceu nos últimos 50 anos. Continuaremos a trabalhar lado a lado, assentes nas boas relações com os nossos parceiros sociais, associações, instituições comunidade escolar em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Gaia intervindo quer na requalificação do território, reabilitação dos arruamentos, e na requalificação de infraestruturas e património cultural”, acrescentou.
Alexandra Amaro não esqueceu também a importância de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia e que esteve presente no evento, pela sua dedicação à “ação social, educação, saúde, entre outros, como visão de concelho e pelo carácter que tem demonstrado neste ciclo autárquico”.
Na cerimónia foram ainda lembrado todos os autarcas que passaram pela Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, que “tiveram um papel preponderante”, em especial ao seu antecessor, João Paulo Correia pela “marca significativa que deixou na União de Freguesias, contribuindo com uma liderança visionária”.
Na mesma altura, foram entregues placas evocativas a entidades e personalidades locais que nos últimos anos desempenharam um papel fulcral no desenvolvimento da comunidade.