RUI LEITE – TROFÉU TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Rui Miguel Paiva Leite nasceu a 29 de agosto de 1978 na Ribeirinha, Ribeira Grande. Com uma família grande, já que eram 12 irmãos, cedo se viu obrigado a deixar a escola e começar a trabalhar para ajudar em casa.

O gosto pelos Bombeiros surgiu por volta de 1995, quando entrou para a charanga, e acabou mesmo por se formar em Bombeiro dois anos depois. Além destes 29 anos de bombeiro voluntário, Rui Leite cumpriu serviço militar na Terceira e trabalhou em várias construções, passando também pela fábrica da Bel e trabalhando há 25 anos na Tachinha & Filhos.

Contudo, foram os seus hobbies que o colocaram na ribalta, que começaram por um simples passatempo a fazer casinhas com materiais que recicla, como madeiras, plásticos e vidros, que colocou no Facebook e gerou entusiasmo de todos. Os pedidos começaram a surgir e, desde então, Rui Leite já fez a réplica da Igreja do Senhor Santo Cristo, que ofereceu ao Santuário; a Igreja dos Frades Franciscanos, a Igreja da Ribeira Seca, a Igreja Matriz da Ribeira Grande, a Igreja da Ribeirinha e algumas ermidas. Rui Leite já fez também a maquete do edifício da Câmara Municipal da Ribeira Grande, sendo o seu mais recente trabalho o Solar da Mafoma.

Por toda a sua dedicação e criatividade, será distinguido na XIX Gala AUDIÊNCIA, que decorre a 7 de outubro na Ribeira Grande, Açores, com o Troféu Tradição & Inovação.