“É UM MOMENTO INESQUECÍVEL QUE, PARA O ANO, SE IRÁ REPETIR”

O tradicional passeio anual da terceira idade de Oliveira do Douro, promovido pela Junta de Freguesia, voltou a concretizar-se. Esta iniciativa decorreu no passado dia 6 de setembro e contou com a participação de 600 pessoas, que passearam em Esposende e foram agraciadas com um banquete na Quinta do Carvalho, em Viana do Castelo. Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, o padre Alípio Barbosa e os Bombeiros Voluntários de Avintes foram presenças significativas neste evento, que foi repleto de partilha e emoção.

 

O passeio anual sénior reuniu 600 pessoas com mais de 60 anos residentes na Freguesia de Oliveira do Douro, com o intuito de lhes proporcionar um dia especial. Os 12 autocarros partiram da localidade por volta das 8h30, com destino a Esposende, onde os oliveirenses tiveram algum tempo livre para explorar o local e assistir à missa presidida pelo padre Alípio Barbosa, na igreja do território.

Posteriormente, os seniores rumaram até à Quinta do Carvalho, em Viana do Castelo, onde os esperava um banquete e uma tarde repleta de confraternização e animação. Findo o almoço, os oliveirenses começaram a explorar o local e, enquanto uns aproveitaram os espaços verdes sublimes para confraternizar, outros juntaram-se ao momento dançante, que se prolongou até à hora da merenda.

Durante este evento, que foi dedicado aos mais velhos, Filinto Lima, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, destacou que se tratou de “é um momento inesquecível que, para o ano, se irá repetir. Hoje foi um momento muito importante, que eles muito adoram, porque estão praticamente todo o dia fora da freguesia, conhecem colegas, veem amigos que não encontravam há muitos anos, pelo que é um momento muito bonito que eu gosto muito de partilhar com eles. Sinto-me muito feliz por estar aqui com os seniores oliveirenses”.

Admitindo estar radiante, o edil sublinhou que “este passeio e qualquer atividade com os seniores, isto é, com aquelas pessoas que já deram muito à freguesia, é marcante para eles e para nós também, pois é uma forma de a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, contribuir para a sua felicidade”.

Presente na ocasião, o pároco oliveirense Alípio Barbosa também se dirigiu aos presentes, destacando que “fazer um convívio com os mais velhos é um gesto maravilhoso, de reconhecimento de que na idade é que está a sabedoria, não está na técnica, mas na experiência de vida amada e sofrida”.

Neste seguimento, António Miguel Castro, presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro, asseverou que “hoje é o momento de sentimos aquilo que é ser uma comunidade em Oliveira do Douro. É um momento feliz que queremos fazer em comunidade, sempre, de forma conjunta”.

Presente na ocasião, Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, também fez questão de reforçar que “este é um dia particularmente simbólico para cada freguesia, que é esperado por cada um dos idosos e em muitos casos trata-se de uma situação especial de reencontro de amigos, de família, e sobretudo de convívio e de oportunidade para poderem sair de casa. Portanto, alimentar este tipo de iniciativas é reconfortante, sobretudo depois da recetividade que sentimos por parte dos idosos que participam no passeio”.

Recordando o tempo que passou em Oliveira do Douro, o edil afiançou que “é um orgulho e um privilégio estar no meio daqueles que sempre me acolheram e trataram muito bem. Portanto, é um particular prazer estar aqui com eles e é sempre bom juntarmo-nos por momentos felizes”.

Por fim, Dário Silva usufruiu do momento para garantir que a Câmara Municipal de Gaia continua a trabalhar e tem “um cuidado permanente por todas as gerações, todos os gaienses, e tudo continuará a fazer para melhorar a vossa vida. É fundamental que nós continuemos a trabalhar para melhorar a qualidade de vida de todos vocês”.