AUTARQUIA PROMOVE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DEMÊNCIA

No passado dia 25 de setembro, das 14h30 às 17h, decorreu, no Auditório do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia no âmbito do programa municipal de apoio à Saúde Mental, denominado Feliz (Mente).

Foi muito enriquecedora esta ação de sensibilização onde os temas abordados por excelentes oradores, Mafalda Batista, Unidade de Cuidados Continuados Âncora, Vila Nova de Gaia, Diana Miranda, Campus Neurológico, Torres Vedras e Vânia Pinheiro, ANSE Sandim, foram: Demência: Introdução, tipologia e Prevalência; Educação Alimentar em pessoas mais velhas com limites cognitivas; Estratégias na Intervenção com Pessoas com Demência; Vivenciar a Demência nas respostas de Centro de Dia e Serviço de apoio Domiciliário; e O que é a Saúde Mental?

Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar físico, mental e social no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida. Trabalhar e contribuir para o meio onde esta inserida e gerir as suas próprias emoções e relações com os outros.

Sobre o problema da demência, ficam os 10 sinais de alerta: perda de memória, dificuldade em planear ou resolver problemas, dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noção de tempo e desorientação, dificuldade em perceber imagens visuais e relações especiais, problemas de linguagem, trocar o lugar das coisas, discernimento fraco ou diminuído, afastamento do trabalho e da vida social, alterações de humor e personalidade.

É crucial promover a saúde mental. Portugal é o segundo país europeu com maior prevalência de doença mental, sendo a ansiedade e a depressão as causas mais comuns.

Somos um dos países que mais recorrem ao recurso a psicofármacos. As doenças e perturbações mentais tornaram-se, nos últimos anos, na principal causa de incapacidade nas nossas sociedades.

Vila Nova de Gaia é o terceiro município mais populoso de Portugal (com mais de 300000 habitantes) e a saúde mental é encarada com uma prioridade pelo município gaiense.