O empresário Joaquim Leite, detentor de vários galardões e fundador da Ciclocoimbrões, vencedora do Troféu AUDIÊNCIA Empresa d’Ouro 2023, foi convidado por Sidónio Bettencourt para participar no programa Inter-Ilhas, na Antena 1. A entrevista, que decorreu no dia 8 de outubro, transportou os ouvintes ao longo de uma viagem de bicicleta pela vida do antigo ciclista e atual proprietário de uma empresa de sucesso.
Depois de ter subido ao palco do Teatro Ribeiragrandense para receber o Troféu AUDIÊNCIA Empresa d’Ouro, na qualidade de proprietário da Ciclocoimbrões, Joaquim Leite esteve, no dia 8 de outubro, à conversa na Antena 1, no programa Inter-Ilhas, com Sidónio Bettencourt.
Na ocasião, o empresário falou sobre o seu percurso, desde as suas origens, até à sua entrada no mundo do ciclismo. Com uma história recheada de sucessos e um grande amor pelas duas rodas, Joaquim Leite recordou, na ocasião, a sua passagem pelo Coimbrões, o Estarreja, o Aldoar, o Académico, o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. “Conquistei diversos títulos de Campeão Nacional, Campeão de Velocidade na Pista das Antas, Campeão Regional de Rampa, vencedor da Clássica Coimbra-Lisboa, vencedor do Prémio do Sul, do Circuito da Reguenga, do Porto-Lisboa, também fui Rei da Montanha da Volta a Portugal e da Volta a Tarragona, para além de ter vencido inúmeras etapas e ter sido Camisola Amarela, tanto ao serviço do Porto como do Benfica”, recordou.
Destacando as dificuldades encontradas, nomeadamente, na sua passagem pela Região Autónoma dos Açores em bicicleta, o ciclista afiançou que “ser corredor nas décadas de 60 e 70 era muito difícil, pois havia muita oferta e tínhamos de ter boas condições físicas para praticar um desporto tão violento”.
E foi a pensar no futuro que Joaquim Leite fundou, depois de vencer a corrida clássica Porto-Lisboa, a Ciclocoimbrões, juntamente com um sócio. “Eu e o José Coimbra fomos sócios durante deis meses e logo a seguir eu acabei por ficar sozinho, porque eu sabia que se fizesse uma má época ficava desempregado, então criei esta empresa para olhar pelo futuro da minha família e, hoje, estão todos na Ciclocoimbrões e na minha outra empresa, a Bicimotor”, salientou.
Fundada em 1970, a Ciclocoimbrões é, desde a sua abertura, uma referência no setor do comércio de velocípedes, mais concretamente no comércio de bicicletas e velocípedes de duas rodas. Sediada em Vila Nova de Gaia, esta é uma empresa com tradição que faz do seu profissionalismo, competência, rigor e seriedade as suas pedras basilares e fatores essenciais para ser líder de mercado no sector. A Ciclocoimbrões distribui todos os produtos e acessórios das melhores marcas do setor, prestando sempre o melhor atendimento a cada cliente.
No final da sua conversa com Sidónio Bettencourt, ficou no ar a vontade de continuar a pedalar pela sua estrada a vida.