Estreou, no passado dia 5 de dezembro, no Teatro Politeama, em Lisboa, o novo musical de Filipe La Féria, “Fátima”, uma original e portuguesa Ópera-Rock – música e texto – sobre o fenómeno de Fátima numa versão contemporânea que narra os acontecimentos ocorridos em 1917 na Cova da Iria, um dos episódios mais marcantes do século XX português.
Juntando o rigor da sua dimensão histórica com uma galeria de personagens surpreendentes e profundamente humanos, “Fátima” é uma reflexão acerca de Portugal no que tem de mais profundo e subtil.
A escolha de Fátima como tema para esta Ópera-Rock é uma forma de resgatar a memória coletiva de um povo que encontrou na fé uma força transformadora. Mais do que um evento religioso, as aparições e o milagre do sol refletem a busca por respostas em tempos de caos. “FÁTIMA – Ópera-Rock” revisita esses acontecimentos históricos com um olhar contemporâneo, convidando o público a refletir sobre a conexão entre o sagrado e o profano, o humano e o divino. Ao mesmo tempo, o espetáculo sublinha a resiliência e a capacidade de superação do povo português, oferecendo uma experiência artística que une história, música e emoção.
A escolha do Rock como elemento musical em “FÁTIMA – Ópera-Rock” é uma afirmação de contemporaneidade. Com a sua energia, intensidade e revolta, permite uma atualização de uma história antiga, conectando-a às sensibilidades do público atual.
Teresa Zenaida interpreta o papel de Lúcia, enquanto o papel de Jacinta cabe às atrizes Francisca Parreira, Maria Inês Mendes e Maria Leonor Cabral, e o de Francisco a Francisco Pereira, Afonso Soares e Henrique Calado. Do elenco fazem ainda parte nomes como Paula Sá, Pedro Bargado, Mário Redondo, João Frizza, Martim Costa, Rodrigo Costa, André David Reis, Sara Cabeleira, Élia Gonzalez, Paulo Miguel Ferreira, Helena Montez, Luís Garcia, Marcos Marques, André Magalhães e Guilherme Perez Marques.
Com encenação de Filipe La Féria, composição musical de Miguel Amorim e Filipe La Féria, dramaturgia de João Frizza e direção musical de Miguel Amorim, o espetáculo está em cena de quarta a sábado, às 21h e ao sábado e domingo às 17h.